Secretaria de Saúde convoca eleição para diretor clínico do Serviço de Saúde Mental

Foi publicado na edição desta terça-feira (8) no Diário Oficial dos Municípios, o Chamamento Público Interno 001/2022, da Secretaria Municipal de Saúde, para a eleição do Diretor Clínico do Serviço de Referência em Saúde Mental (Sersam). Uma das mais importantes unidades de saúde do município, o Sersam oferece os serviços de Atenção Psicossocial e de Atenção Domiciliar e é responsável pelo atendimento de um grande número de pacientes, a grande maioria formada por pessoas de baixa renda. A eleição para diretor clínico da instituição é regulamentada por Portarias do Conselho Federal de Medicina, que entre outras atribuições, prevêem a autonomia profissional do titular do cargo.

No caso de Sersam, o diretor clínico será eleito através do voto secreto pelos médios da própria instituição. Os interessados em concorrer ao cargo, poderão se inscrever a partir de amanhã (9) até o dia 23 desse mês. As inscrições serão recebidas somente através do e-mail secundaria.semusa@gmail.com. Em dois dias, após o fim do prazo para a inscrição, a Semusa divulgará os nomes dos concorrentes.

De acordo com a Semusa, “a votação será realizada de forma escrita, secreta e presencial, sendo vedada a votação por instrumento de procuração, ficando os votos depositados em urna lacrada até o momento da apuração”. A Semusa informa, ainda, que o candidato mais votado será o diretor clínico, enquanto o segundo colocado será eleito para o cargo de vice-diretor. A data da eleição ainda será divulgada.

O SERSAM         

Conforme a última atualização feita pela Secretaria Municipal de Saúde e que se encontra disponível para pesquisa na internet, o Sersam conta hoje com 68 servidores, dos quais apenas dois são contratados e um estagiário. O maior número de servidores está na área de enfermagem, sendo 18 auxiliares de enfermagem, 12 técnicos de enfermagem e nove enfermeiros, além de dois farmacêuticos. O Sersam conta ainda com cinco médicos psiquiátricos, quatro psicólogos clínicos e dois terapeutas ocupacionais.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: (Acervo Sintram)