Professores de São Gonçalo do Pará ameaçam nova paralisação por falta de pagamento

No ano passado, os professores de São Gonçalo do Pará fizeram uma greve de cinco dia spelo mesmo motivo. O Sintram já convocou assembleia para semana que vem com indicativo de greve.

Dois meses depois de uma paralisação que durou uma semana, os professores da rede municipal de ensino de São Gonçalo do Pará podem deflagrar nova greve nos próximos dias. A categoria está indignada com a falta de pagamento. Na semana passada, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, acompanhada do diretor financeiro Marco Antônio Pinto da Silva e do dirigente sindical, Eduardo Parreira, reuniu-se com o prefeito Antônio André Nascimento (MDB) para cobrar o pagamento e comunicar a insatisfação da categoria.

Na segunda-feira da semana passada, a Prefeitura da cidade pagou o restante do salário de novembro e, na sexta-feira (25), foi feito o depósito de 50% do salário de dezembro. De acordo com o dirigente sindical, Eduardo Parreira, o prefeito disse que o 13º salário somente será pago assim que o governo do Estado normalizar os repasses financeiros aos quais o município tem direito.

Parreira disse ainda que nesta segunda-feira (28) foi solicitado o plenário da Câmara Municipal para uma assembleia a pedido dos servidores da educação de São Gonçalo do Pará. “Na assembleia, a categoria vai votar o indicativo de greve e deliberar sobre o não reinício do ano letivo enquanto houver folha de pagamento em atraso”, explicou o dirigente sindical. Ele informou, ainda, que a assembleia será convocada para o dia 6 de fevereiro, quarta-feira da semana que vem.

ASSEMBLEIA

Segundo Eduardo Parreira, o prefeito disse que “sem os repasses do governo, o ano letivo não será mesmo iniciado antes do carnaval”. Disse ainda que a prefeitura só terá condições de quitar todo o débito com os professores da rede municipal se o Estado repassar ainda esse mês todos os recursos do município que estão retidos pelo governo estadual.

Se a categoria decidir pela paralisação, essa será a segunda greve dos professores de São Gonçalo do Pará em apenas dois meses. Em novembro do ano passado, a categoria realizou uma greve que durou cinco dias e paralisou 100% das escolas da rede municipal. O motivo da paralisação foi também a falta de pagamento.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, fez questão de esclarecer que desde o ano passado o Sindicato vem buscando o diálogo com o prefeito de São Gonçalo do Pará na tentativa de solucionar esse impasse. “A gente vem cobrando insistentemente o prefeito através do diálogo desde o ano passado, porém a categoria, que já deu vários votos de confiança a administração, já não suporta mais esperar. Agora está nas mãos da categoria decidir o que deverá ser feito e o que for vontade da classe, será feito pelo Sindicato”, disse a presidente.