Presidente do Sintram é eleita para presidência da Nova Central Sindical de Minas Gerais

A presidente do Sintram, Luciana Santos, foi eleita na ultima sexta-feira (27/08) por unanimidade para ocupar a presidência da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais – NCST/MG para o mandato de 2021 a 2025. O processo eleitoral foi realizado durante o “V Congresso Estadual da NCST/MG – Antônio da Costa Miranda: Preservar sua memória e Lutar Sempre”, que prestou homenagem ao primeiro presidente da instituição e grande líder sindical, que faleceu no ano passado.  O evento reuniu mais de 60 sindicatos filiados à Central e lideranças sindicais da cúpula da NCST/MG Nacional.

Geraldo Gonçalves passa a presidência da Nova Central para Luciana Santos

O evento teve início às 11h e foi realizado pela plataforma digital Zoom e foi aberto pelo presidente, Geraldo Gonçalves, que se despediu do cargo, mas continua como diretor na nova composição da NCST/MG. O evento contou com convidados de destaque no movimento sindical, que compõem a NCST Nacional, sendo eles: João Domingos, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos – CSPB, José Reginaldo Inácio, secretário de Educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI e Moacyr Roberto Tesch, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade – Contratuh.

Durante as três horas de duração do evento, em todos os discursos, foi ressaltado o grande legado para o movimento sindical deixado por Antônio da Costa Miranda à frente da NCST/MG e também de duas outras grandes lideranças sindicais da NCST Nacional, que faleceram recentemente, Antônio Calixto, presidente da NCST Nacional, que faleceu em fevereiro deste ano, e Sebastião Soares (Tiãozinho), diretor da NSCT Nacional, que faleceu em maio.

Como pontos de destaque das falas dos convidados foram citados os desafios, que serão enfrentados pela nova diretoria da NCST/MG e a necessidade de unir forças contra o modelo ultraliberal, que tem como tônica principal a retirada de direitos sociais e trabalhistas, a exemplo as várias reformas, que foram aprovadas e retiraram conquistas históricas dos trabalhadores e população como a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, etc.

PEC 32

No encontro, foi destacado pelo presidente da CSPB, João Domingos,  os retrocessos previstos na PEC 32 – Reforma Administrativa, que coloca o Estado como subsidiário da prestação do serviço público, ou seja, elimina a obrigatoriedade de prestação de serviço público à população, transferindo a responsabilidade para a iniciativa privada. “Temos que lutar para mudar o modelo de Estado, não tem nome, tem modelo. Não podemos eleger o mesmo modelo ultraliberal, é preciso combatê-lo”, destacou João Domingues, citando a importância de conscientizar os trabalhadores relativo às eleições para presidência do Brasil em 2022.

As lideranças citaram também a necessidade de posicionamento do movimento sindical, de seus lutadores sociais, contra esses retrocessos, que estão avançando no país. Foram citadas as dificuldades financeiras do movimento e a necessidade de reinventar, de ter criatividade para mobilização da categoria em favor de seus direitos. “Diante da dificuldade precisamos ser criativos, convincentes e brigar pelo que nós temos. Vestir a camisa amarela é fácil. Difícil é defender e fazer com que o pessoal venha junto com a gente”, destacou Moacyr Roberto sobre a importância da atuação das lideranças sindicais da NCST neste momento de retirada de direitos.

MULHER

Também no Congresso foi destacada a satisfação da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais de ter a frente pela primeira vez uma mulher. José Reginaldo Inácio destacou a alegria da eleição  ocorrer no mesmo mês, que se comemora 15 anos da Lei Maria da Penha, que representa grande avanço nesse cenário de conquistas da mulher. Destacou que é preciso as mulheres ocuparem espaços e que a presidente Luciana Santos, traz essa força da renovação para a Central em Minas Gerais.  O representante destacou ainda em sua fala que é preciso que o movimento sindical não negue sua origem socialista e que se posicione a favor dos trabalhadores, fazendo o enfrentamento necessário, diante da escalada de retirada de direitos, que está sendo efetivada no país.

ELEIÇÃO

Após o discurso das lideranças sindicais convidadas, foi realizada a votação da Chapa 1, que foi eleita por unanimidade por 66 votos favoráveis e nenhum contrário.  O processo eleitoral foi conduzido pelo advogado, Agilberto Serodio, e integrantes da Comissão Eleitoral, que relataram todos os trâmites legais, desde a publicação do edital de convocação das eleições no dia 02 de julho.

Na sequência, o presidente da Feserv/MG, Hely Aires, apresentou o currículo e trajetória de Luciana Santos* desde o início da servidora no movimento sindical, que teve início em 2012 como secretária geral do Sintram, e agora ocupando a presidência de uma das maiores centrais sindicais do Brasil.  Aires também estará na composição da Nova diretoria da NCST/MG, como vice-presidente, o que fortalece ainda mais a luta pelos servidores públicos municipais de Minas Gerais.

PRESIDÊNCIA

Chapa foi eleita por unanimidade

Em breves palavras, Luciana Santos, eleita para o mandato de 2021 a 2025, relembrou que foi convidada para compor a Central pelo saudoso, Antônio da Costa Miranda, e lamentou também a perda dos colegas sindicalistas da Central Nacional, Antônio Calixto e Sebastião Soares (Tiãozinho). Destacou também a amizade, convivência e grande aprendizado transmitido pelo presidente NCST/MG, Geraldo Gonçalves, destacando o trabalho efetivado pelo líder sindical neste momento de pandemia, onde todos tiveram que se reinventar para atender as demandas dos trabalhadores.

Luciana destacou que o trabalho frente à Central necessita da união de toda diretoria para cumprir essa grande missão, que hoje lhes foi repassada de representação de mais de 170 sindicatos filiados em diversos segmentos Agradeceu também todo apoio recebido pelo presidente da Feserv/MG, Hely Aires,  e a diretoria do Sintram para que pudesse estar à frente da NCST/MG. “Agradeço a todos que acreditaram e estão acreditando em nosso trabalho”, disse Luciana, explicando que no próximo dia 02 de setembro será realizada a posse e enviado o link a todos os sindicalistas.

DIRETORIA SINTRAM

Juntamente coma presidente Luciana Santos, estão na Composição da Nova Central Sindical de Minas Gerais/NCST-MG, os seguintes representantes da diretoria do Sintram: Wellington da Silva de Oliveira, como  auxiliar Coordenador da Região Centro Oeste; Geise de Fátima Silva, como diretora  Suplente da Infância, Adolescência e Juventude; Lucilândia Monteiro Alves de Lima como Secretária Estadual Titular do Plano dos Servidores Públicos; e Vantuil Aparecido Alves como Secretário Estadual Suplente do Plano dos Servidores Públicos e Antônio Leonardo Rosa  como Diretor Suplente de Assuntos Parlamentares.

PERFIL*

Luciana Aparecida dos Santos é servidora pública municipal da Prefeitura Municipal de Divinópolis, com 24 anos de atuação na área da saúde pública, graduada em Direito e especialista em Gestão Pública. Luciana ingressou no movimento sindical em 2012, compondo a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste – Sintram, no cargo de secretaria geral. O Sintram é hoje um dos maiores sindicatos de Minas Gerais com mais de cinco mil sócios, com um histórico de mais de 30 anos luta em favor dos servidores e uma extensa carteira de serviços , sendo referência de trabalho para muitas entidades classistas.

Sempre em busca do diálogo e com atuação forte e decisiva em vários momentos importantes para o funcionalismo de Divinópolis e região Centro-Oeste, Luciana Santos, conquistou o respeito e reconhecimento dos colegas servidores, e foi eleita presidente para o mandato 2015/2018 e reeleita para o mandato de 2019/2022.

Esse histórico de destaque de Luciana na presidência do Sintram lutando em prol da luta sindical no serviço público municipal fez com seu trabalho avançasse as barreiras de Divinópolis e alcançasse o Estado. Em 2016, Luciana foi convidada para compor chapa para Eleição da Nova Central Sindical dos Trabalhadores  de Minas Gerais, a qual foi eleita, ocupando a cadeira de Secretaria Geral, ao lado do presidente Geraldo Gonçalves.

Sempre com espírito de luta e expansão do movimento sindical em favor dos trabalhadores municipais, em 2019,  Luciana participou da fundação e compõe atualmente a diretoria financeira da Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais– FESERV-MG. A primeira federação mineira voltada para defesa do servidor público municipal, vem sendo destaque no propósito de trabalhar o fortalecimento da representação dos sindicatos filiados e na luta na esfera federal, representando os interesses da categoria.

Luciana será a primeira mulher a ocupar a presidência da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais. Desde sua criação em 02 de setembro de 2005, dois grandes sindicalistas, Antônio da Costa Miranda (in memoriam) e Geraldo Gonçalves  ocuparam a presidência da NCST/MG e construíram a história dessa grande instituição, que hoje tem cerca de 170 sindicatos filiados.

Luciana mulher de garra e bagagem no movimento sindical, e que já é parte da NCST/MG desde a última gestão apoiando as ações do então presidente, Geraldo Gonçalves, assume agora o cargo maior da instituição e juntamente com apoio diretores, conselheiros e secretários com a missão de preservar esse grande legado e expandir toda a assistência e luta aos trabalhadores dos diversos segmentos representados pela NCST/MG, de modo que nossos filiados tenham voz forte no cenário municipal, estadual e federal.

Conheça todos os membros da Chapa eleita “TRABALHO E LUTA, SEMPRE”:

Presidente: Luciana Aparecida dos Santos
Primeiro Vice-Presidente: Jéssica Marques Resende
Vice-Presidente: Hely Aires Da Silva
Vice-Presidente: José Célio De Alvarenga
Vice-Presidente: Alvimar Silveira de Paiva
Vice-Presidente: Erivaldo Adami da Silva
Vice-Presidente: Antônio Roberto Guedes
Vice-Presidente: Júlio César de Araújo Silva
Vice-Presidente: Silas Batista da Silva
Auxiliar Coordenador da Região Central: Geraldo Gonçalves de Oliveira Filho
Auxiliar Coordenador da Região Centro Oeste: Wellington da Silva de Oliveira
Auxiliar Coordenador da Região Norte: Maria Eliana Ferreira Santos
Auxiliar Coordenador da Região Triângulo: Janaína Luciana Ribeiro Pereira
Auxiliar Coordenador da Região Zona da Mata: Silmônica Rodrigues da Silva Tocafundo
Diretora Secretaria Geral: Geraldo Mascarenhas Machado
Diretora Secretaria Geral Adjunto: Wanderson Epifânio da Silva
Diretoria Financeira: Rui Moreira
Diretoria Financeira Adjunto: Marco Antônio Xavier
Diretoria Titular de Organização Sindical: Valério Schettino Valente
Diretoria Suplente de Organização Sindical: Palmira Lucia de Souza Marçal
Diretoria Titular de Relações Institucionais: Emanoel da Silva Sady
Diretoria Suplente de Relações Institucionais: Reginaldo de Araújo
Diretoria Titular de Relações Internacionais: José Luiz de Souza
Diretoria Suplente de Relações Internacionais: José Maria Alves Soares
Diretoria Titular de Comunicação Social: Juliana Guaraldo Diniz
Diretoria Suplente de Comunicação Social: Lídio Costa
Diretoria Titular de Assuntos Jurídicos: Natanael Alves Gonzaga
Diretoria Suplente de Assuntos Jurídicos: Valdeiz Pereira da Silva
Diretoria Titular de Assuntos Parlamentares: Eduardo de Souza Maia
Diretoria Suplente de Assuntos Parlamentares:  Antônio Leonardo Rosa
Diretoria Titular de Organizações Políticas: Pedro Ivo Bueno da Silva
Diretoria Suplente de Organizações Políticas: Walter Lucas Marques de Oliveira
Diretoria Titular de Assuntos Trabalhistas: Márcio Jose dos Reis
Diretoria Suplente de Assuntos Trabalhistas: Vilmar Ferreira Lima
Diretoria Titular de Segurança e Saúde no Trabalho: Gustavo Fernandes Cruz
Diretoria Suplente de Segurança e Saúde no Trabalho: George Washington
Diretoria Titular de Assuntos Econômicos: Moisés da Silva Honorato
Diretoria Suplente de Assuntos Econômicos: Marcelino Antônio Alexandre
Diretoria Titular de Seguridade Social, Aposentadorias e Pensionistas: Adilson Rodrigues da Silva
Diretoria Suplente de Seguridade Social, Aposentadorias e Pensionistas: Tânia Gonçalves de Souza Melo
Diretoria Titular de Assuntos da Mulher, do Idoso e Gênero: Sandra Regina Barbosa
Diretoria Suplente de Assuntos da Mulher, do Idoso e Gênero: Xênia da Conceição Ferreira Lima Estrela
Diretoria Titular da Infância, Adolescência e Juventude: Solange Esteves Nardy Lima Silva
Diretoria Suplente da Infância, Adolescência e Juventude: Geise de Fátima Silva
Diretoria Titular de Educação e Cultura: Marlene Aparecida Chaves Gonçalves –
Diretoria Suplente de Educação e Cultura: Dulcineia Maria da Costa.
Diretoria Titular de Formação Sindical e Qualificação Profissional: Márcia Rodrigues Souza Ferraz.
Diretoria Suplente de Formação Sindical e Qualificação Profissional: Eden Luiz de França
Diretoria Titular de Promoção da Igualdade Racial e Étnica: Possidônio Valença Oliveira. Diretoria Suplente de Promoção Da Igualdade Racial e Étnica: Eliza Aparecida Guedes Lopes –Diretoria Titular de Assuntos de Cooperativismo e Economia Solidária: Jair Eustáquio das Chagas
Diretoria Suplente de Assuntos de Cooperativismo e Economia Solidária: Daniel Garcia de Paula
Diretoria Titular de Assuntos de Turismo, Hospitalidade, Desporto e Lazer: Grace França Eduardo
Diretoria Suplente de Assuntos de Turismo, Hospitalidade, Desporto E Lazer: Geraldo Gonçalves De Oliveira Filho.

Membro Titular do Conselho Fiscal: Mariza Silva Lima
Membro Titular do Conselho Fiscal: Heuzer Camilo
Membro Titular do Conselho Fiscal: Wanderlei Oliveira Camargos.
Membro Suplente do Conselho Fiscal: Helton Junio Ribeiro Júlio.
Membro Suplente do Conselho Fiscal: Fagner Barsanulpho de Feitas.
Membro Suplente do Conselho Fiscal: Rosimeire de Fátima Santos Oliveira.

Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores Terrestres: Edno Vilson de Jesus.
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores Terrestres: Paulo Tadeu Azevedo.
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores em Transportes Ferroviários: Aparecido Correa
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade, Desporto e Lazer: Silmonica Rodrigues.
Secretaria Estadual Suplente Do Plano Dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade, Desporto e Lazer: Lucilene Aparecida dos Santos
Secretaria Estadual Titular Do Plano dos Trabalhadores na Saúde: Acácio Wander Cordeiro Maciel.
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores na Saúde: Janaina Luciana Ribeiro Pereira.
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Servidores Públicos: Lucilândia Monteiro Alves de Lima
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Servidores Públicos: Vantuil Aparecido Alves
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores no Comércio: João Carlos Damasceno.
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores no Comércio: José Roberto Guimarães.
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores Em Empresas de Créditos: José Manuel Serva De Oliveira.
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores em Empresas de Créditos: Aguinaldo Alves Viana.
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores em Segurança Pública Estadual: José Lino Esteves dos Santos.
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores de Empresas em De Comunicação e Publicidade: Paulo Agostinho de Souza.
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores de Empresas em de Comunicação e Publicidade: Marcio Neves Falcone
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores das Profissões Liberais: Vinicius Marcus Nonato da Silva.
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores das Profissões Liberais: Eduardo Aladim Ferreira
Secretaria Estadual Titular de Habitação: Márcio Sebastião Silva.
Secretaria Estadual Suplente de Habitação: José Horta.
Secretaria Estadual Titular De Segurança do Trabalho E Saúde Ocupacional no Serviço Público: Nadir Leme da Silva
Secretaria Estadual Suplente de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional no Serviço Público: Janine de Paulo Silva
Secretaria Estadual Titular de Segurança e Saúde no Trabalho: Waner Luís da Silva Santos: Secretaria Estadual Suplente de Segurança e Saúde no Trabalho: João Pedro Martins.
Secretaria Estadual Titular dos Urbanitários: Carlos José Nunes da Silva.; Secretaria Estadual Suplente dos Urbanitários: Reinaldo Ferreira Cabral.
Secretaria Estadual Titular dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário: Teófilo Ribeiro da Silva.
Secretaria Estadual Suplente dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário: Vicente de Paula Caixeta.
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores com Produtos Derivados do Petróleo: Kleber Alessandro da Silva Agrella Takatu.
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores Domésticos: Daniel Lopes da Silva.
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores Domésticos: Wiliam Alves Martins.
Secretaria Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores em Duas Rodas e Triciclos: Donisete Antônio de Oliveira.
Secretaria Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores em Duas Rodas e Triciclos: Sandra Costa da Silva Araras
Secretário Estadual Titular do Plano dos Trabalhadores em Vigilância: Adilson Ferreira Nobrega
Secretário Estadual Suplente do Plano dos Trabalhadores em Vigilância: Eli Arifa Prates

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram