Presidente da Câmara empurra para agosto decisão sobre pedido do Sintram de formação de Comissão para investigar atos do Prefeito

Pela terceira vez esse ano, o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Eduardo Print Júnior (PSDB), ignora um pedido formulado pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram). Os pedidos oficializados ao Legislativo pelo sindicato e ignorados pelo presidente têm em comum demandas de interesse dos servidores municipais de Divinópolis. “Quando endereçamos uma solicitação seja para qualquer autoridade, nossa meta sempre é defender o interesse do servidor que nós representamos. Não fazemos solicitações de interesse do Sindicato ou de qualquer um dos nossos diretores. Entendemos que é função da Câmara contribuir nas soluções de demandas que afetam os servidores municipais e percebemos que falta vontade em contribuir com a categoria”, afirma o vice-presidente do Sintram, Wellington Silva.

PEDIDOS ENGAVETADOS

Em fevereiro desse ano, o Sintram encaminhou ofício ao presidente da Câmara, solicitando a formação de uma Comissão Especial para investigar denúncias formuladas por servidores da conduta hostil de ocupantes de cargos de chefia no Centro Administrativo. No ofício, o Sintram informou ao presidente do Legislativo sobre o volumoso número de “queixas sobre a conduta hostil de chefias no tratamento dispensado aos servidores”. Relatos da categoria revelaram atitudes agressivas e tratamento humilhante por parte de ocupantes de cargos de chefias, gerando desconforto e constrangimento. “Ao que nos parece, os servidores estão sendo vítimas de assédio moral, visto que as reiteradas ofensas à dignidade já estão causando danos e inibindo a capacidade laborativa de alguns trabalhadores”, informou o Sintram no ofício encaminhado ao presidente.

Seis meses depois do encaminhamento da solicitação, Eduardo Print Júnior ignorou o pedido formulado pelo Sintram e numa atitude deselegante nem mesmo respondeu ao Sindicato os motivos para o pedido ser engavetado. Em abril, novo pedido foi enviado ao presidente da Câmara, desta vez solicitando que o presidente autorizasse a revisão salarial para os servidores do Poder Legislativo. Mais uma vez a solicitação ficou sem resposta.

AGENTE DE TRÂNSITO

No último dia 15, o Sintram encaminhou ofício ao presidente do Legislativo, solicitando a formação de uma Comissão Especial para investigar a conduta do prefeito Gleidson Azevedo (PSC) que atacou um agente de trânsito durante uma abordagem a um motorista ocorrida no dia 10 deste mês. O fato ganhou grande repercussão, pois o prefeito ameaçou rasgar a multa e se dirigiu aos gritos ao servidor, que apenas cumpria sua função. Ao desautorizar a ação do agente, o prefeito incentivou um servidor público a cometer o crime de prevaricação, deixando de cumprir o seu dever legal de punir um motorista infrator. O fato foi denunciado pelo Sindicato ao Ministério Público, entendendo que, além de prevaricação, o prefeito ainda cometeu outros crimes, como abuso de poder e autoridade, assédio e desacato.

Ao atender a um pedido de informações feito pelo Jornal Agora sobre a solicitação do Sindicato, a Câmara informou que uma decisão sobre a formação da Comissão para investigar o ataque do prefeito ao agente e trânsito deverá ocorrerá somente em agosto, quando os vereadores retornam do recesso parlamentar. Segundo a Câmara, o ofício enviado pelo Sintram formulando o pedido precisa ser lido em plenário para posterior despacho do presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram