A Secretaria Municipal de Governo (Segov) reuniu-se com representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG), para exigir imediata correção das irregularidades nas obras da concessionária, descobertas após a forte chuva que caiu na quarta-feira, dia 6. A reunião ocorreu mais de uma semana após os estragos provocados pela chuva.
A discussão durante o encontro se concentrou-se na reparação de estruturas em vias públicas, cujos danos foram causados pela empresa durante as obras de manutenção. Na reunião, o Poder Executivo mencionou problemas como as deficiências no método construtivo de obras como recomposição poliédrica devido à abertura de valas, contenção de estruturas e restauração asfáltica, a ausência de sargetas e meios-fios de concreto em vias urbanas bem como os danos ao concreto de calçadas e os serviços inadequados nestas.
“Além de ser preciso refazer os trabalhos, a baixa qualidade dos serviços pode gerar indenização ao município”, disse Janete Aparecida Oliveira, vice-prefeita e secretária municipal de Governo. “O nível de desrespeito ao patrimônio público é estarrecedor”, acrescentou.
AÇÕES
O superintendente de Expansão de Expansão da Copasa, Cláudio Cézar Dotti, disse durante o encontro que a empresa já adotou as providências relacionadas com processo administrativo para apurar as irregularidades nos serviços prestados pela empreiteira contratada pela Copasa. O superintendente comprometeu-se a imediata e satisfatoriamente reparar os danos causados, além de licitar novamente para a finalização das obras e assim substituir a empreiteira cujos serviços têm causado transtorno à população.
“Tomaremos providências para corrigir as imprecisões atuais e passadas. A Copasa tem o compromisso de não tolerar empreiteiros de má fé”, disse Dotti.
A administração já solicitou à Procuradoria-Geral, a Controladoria-Geral e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estudos para viabilizar providências jurídicas aplicáveis contra a concessionária.
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Reunião na Prefeitura exige da Copasa reparos em obras mal feitas (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)