Prefeitura de Santo Antônio do Monte paga 13º salário de todos os servidores nesta terça-feira

Duas prefeituras da base territorial do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), já anteciparam o pagamento do 13º salário para seus servidores. O primeiro município da base do sindicato a pagar o abono, foi Bom Despacho, que no dia 28 do mês passado, além do 13º, também quitou a folha de pagamento de novembro.

Em Santo Antônio do Monte, o 13º salário integral dos servidores ativos, inativos e funcionários da educação, será pago nesta terça-feira (10), conforme informações do prefeito Edmilson Aparecido Costa, o Dinho do Braz (PSDB). O pagamento da folha de novembro foi efetuado pelo município no último dia 3.

“Pagar em dia além de nossa obrigação, é também uma forma de valorizar o servidor. Não adianta fazer obra, se o funcionalismo público não está com salário em dia. Por isso, que nós priorizamos os nossos servidores”. A afirmação é do prefeito Dinho do Braz, acrescentando que a administração já está estudando a concessão de reajuste salarial no início de 2020. Para o servidor municipal da cidade essa é uma boa notícia, já que esse ano o prefeito não concedeu nem mesmo a revisão salarial com base na inflação, conforme determina a Constituição Federal. O prefeito garante que essa situação será corrigida. “Nós estamos estudando o aumento deste ano, que não foi dado, mais o reajuste do ano que vem”, assegurou Dinho do Braz.

DIVINÓPOLIS

Para o servidor púbico municipal de Divinópolis, as notícias não são animadoras. Até agora a Prefeitura não sinalizou quando fará o pagamento do 13° salário. No ano passado, a Prefeitura atrasou o pagamento do bônus, que só foi quitado em 2019. A situação se repete, mostrando que mais uma vez a Prefeitura de Divinópolis trabalha sem planejamento.

Para piorar a situação, o prefeito Galileu Machado (MDB) voltou a parcelar os salários. Em outubro, a folha só foi integralmente quitada já no final de novembro. Já a folha de novembro começou a ser paga na semana passada, com o depósito de R$ 2 mil para todos os servidores. A secretária de Fazenda, Suzana Xavier, garantiu que até o dia 12 (quinta-feira) a Prefeitura anunciará como o restante do pagamento será efetuado.

A Prefeitura de Divinópolis, diante da má administração dos recursos financeiros, está penalizando o servidor municipal mais uma vez. Além de parcelar e atrasar salários e não ter nenhuma perspectiva para pagar o 13°, ainda mexe no sistema previdenciário da categoria. Esse ano, o prefeito Galileu Machado não recolheu em dia nenhuma contribuição mensal para o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Diviprev), o que obrigou o Executivo a fazer quatro parcelamentos de dívidas com o Instituto.

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, diz que o sindicato tem feito cobranças permanentes ao Executivo. “O Sintram está fazendo sua parte e mantemos um contato permanente com a Prefeitura, mas infelizmente a administração tem se mostrado omissa, pouco se preocupando com o trabalhador. O servidor precisa estar preparado, porque se não sabemos quando o 13º será pago, também não sabemos como serão feitos os próximos pagamentos da folha. O parcelamento de salário começou em outubro, já está acontecendo em novembro e não há nenhuma expectativa positiva para dezembro”, analisou.

O vice-presidente disse ainda que o sindicato acompanha de perto os acontecimentos em Santo Antônio do Monte. “O prefeito de Santo Antônio do Monte está pagando o 13º em dia e já prometeu o aumento para o ano que vem. Vamos ficar atentos e cobrar o Executivo, já que a Prefeitura de Santo Antônio do Monte não concedeu nem a revisão salarial esse ano. O prefeito não está fazendo nenhum favor aos servidores da cidade. Ele está apenas cumprindo a lei e mesmo assim o salário do servidor sofrerá perdas, já que não houve a revisão esse ano. Vamos acompanhar e cobrar”, finalizou Wellington Silva.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram