Prefeitura de Divinópolis vai anunciar hoje aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19; pandemia já matou 124 pessoas na cidade

O secretário municipal de saúde, Alan Rodrigo da Silva, e a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC) concederam entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (18) com o objetivo de prestar informações sobre a vacinação contra a covid-19 na cidade. Entretanto, a entrevista não trouxe grandes esclarecimentos, já que a Prefeitura, pelo menos até ontem, ainda não tinha a confirmação da data para início da vacinação. O secretário disse que isso poderá acontecer a partir da próxima sexta-feira.

O secretário informou que o Plano de Vacinação de Divinópolis seguirá os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Inicialmente serão vacinados os profissionais de saúde lotados nos serviços de saúde público e privado, além de idosos acima de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas).

A vice-prefeita informou que o sistema de saúde conta com “aproximadamente” sete mil profissionais, enquanto são cerca de 300 idosos que residem em instituições conveniadas com a prefeitura, mas “esses dados ainda estão sendo levantados”.

O secretário Alan Rodrigo disse que serão criadas seis equipes tático móvel, compostas por um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, que irão até às unidades que receberão esta primeira etapa da vacina. Disse ainda que nessa primeira fase ninguém deve procurar as unidades de saúde em busca da vacina. “Vamos cuidar primeiro de quem está na linha de frente, precisamos destes profissionais com saúde para que continuem atendendo bem a nossa população. Nesta primeira etapa, daremos prioridade aos profissionais que atendem na UPA, nos hospitais públicos e privados e nas unidades de saúde”, destacou.

O secretário informou, ainda, que as equipes móveis serão mantidas durante todo o processo de vacinação. “Manteremos estas equipes e estamos acertando também a criação de um trabalho de drive-thru para vacinar a população e não gerar aglomeração nas unidades de saúde”.

124 MORTES

Enquanto a população aguarda o início da vacinação, a covid-19 continua fazendo mais vítimas na cidade. A Secretaria de Saúde (Semusa) confirmou mais três mortes nesta segunda-feira, elevando para 124 o número de óbitos no município desde o início da pandemia, dos quais 23 só em janeiro.

A Prefeitura de Divinópolis convocou uma nova entrevista coletiva para hoje, que vai acontecer as 16h no Centro Administrativo. Participarão o prefeito Gleidson Azevedo (PSC), a vice-prefeita Janete Aparecida (PSC) e o secretário de Saúde, Alan Rodrigo da Silva. De acordo com a Prefeitura, nesta entrevista o prefeito anunciará a data de aplicação da primeira dose da vacina no município. Já se sabe que a primeira pessoa a receber a vacina na cidade será uma mulher, profissional da área de saúde.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram