Prefeitura de Divinópolis convoca mais 53 agentes de saúde para contratação temporária

A Prefeitura de Divinópolis continua mantendo sua política de contratação temporária. Na semana passada a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) se manifestou contrária aos contratos temporários em razão dos prejuízos que são causados ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Diviprev). A preocupação dos diretores do Sintram se dá em razão de que as contribuições previdenciárias de servidores contratados são destinadas ao Regime Geral de Previdência e não para o Diviprev, cuja dívida técnica está em R$ 1,3 bilhão e a única forma de controlar esse déficit é com o aumento de receita.

Após a manifestação da Diretoria do Sintram sobre o excesso de contratos temporários, a Prefeitura de Divinópolis divulgou uma nota tratando do assunto. Através das secretarias Municipais de Administração (Semad) e de Saúde (Semusa) a Prefeitura informou que serão feitas 24 nomeações para substituição de contratos temporários na área da saúde. Serão nomeados para cargos efetivos três enfermeiros de PSF, oito técnicos de enfermagem de PSF, três assistentes sociais, dois nutricionistas, três fisioterapeutas, três psicólogos e dois farmacêuticos.

A Prefeitura também anunciou a criação do Comitê de Nomeações, responsável pela análise e aprovação da efetivação de novos servidores. O comitê é formado pela vice-prefeita Janete Aparecida, pelo assessor especial do prefeito, Fernando Henrique, e pelos secretários de Administração, Thiago Nunes, e de Fazenda, Gabriel Vivas.

MAIS CONTRATOS TEMPORÁRIOS

Apesar de a Prefeitura ter se manifestado sobre os contratos temporários, a administração mantém a política e essa semana Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou edital de convocação de 53 candidatos aprovados em processo seletivo para o cargo de agente de saúde para assinarem contratos temporários de trabalho.

Veja os novos agentes convocados e os bairros de atuação

  • Nações: Fabiana Aparecida da Silva e Fabiana Vanessa Menezes Santos
  • Niterói 1: Jonas Tadeu Lara e Cleide da Silva
  • Niterói 2: Úrsula de Fátima Ferreira Ramos Luiz de
  • Nova Holanda: Denise Pereira Nonato
  • Novo Paraíso: Camila Monteiro Inácio
  • Planalto 1: Rafael Martins Cardoso, Ênderson Vaz da Costa, Maria Geralda Ferreira da Silva e Izabela Cristiana Lourenço da Silva
  • Planalto 2: Shaenny Carolina Bueno, Luís Antônio dos Santos e Priscilla Bueno
  • Porto Velho 2: Paulo José Ribeiro, Ivonilde Cardoso de Morais Santos, Nathan Douglas Lage Silva, Karla Pardini Jota, Margarete Maria de Freitas, Doralice Barbosa e Mauro Henrique Gomes da Silva.
  • Santa Lúcia: Paulo Henrique da Silva, Luzia da Silva Pereira Melo, Junia Aparecida de Oliveira, Alex Valcimar da Silva e Adriana Cândida Guimarães
  • Santa Rosa: Edna Maria Teixeira da Silva e Sabrina de Freitas Silva
  • Santos Dumont: Ruan Pablo Fernandes
  • São José 2: Érika Viana, Hélen Corrêa Vilas Boas, Marco Antonio do Carmo Fabrini Vaz, Sandro Eurico Ferreira e Maria Poliana Santiago Ramos
  • São José 3: Eduarda de Cássia Santos Sousa, Gleisy Grasielle dos Santos Diniz, Lenirce Maria da Silva, Messias Ângelo Vaz Bento, Êmerson Adriano Barros, Fernanda Lorena Araújo e Leandro José da Silva.
  • São José 4: Maria Eduarda Soffiati Alves, Vanessa Tayane Militão Ferreira, Claudineia Antônia da Silva, Stéfanie Marcelino Vaz, Rayane Aparecida Moraes Neto e Adma Aparecida Pereira Rodrigues
  • São Simão/Frei Galvão: Mairyne Paula de Oliveira e Souza e Uiara de Souza Vilela
  • Vale do Sol: Thaís Carolina da Cruz Rodrigues
  • Vila das Roseiras: Paulo Henrique da Silva, Valquilene Francisco Ferreira e Ana Luíza dos Santos Vaz

CAPACITAÇÃO

A Semusa iniciou na semana passada um curso introdutório para agentes comunitários de saúde (ACS) para os novos convocados e também para aqueles que já estão no cargo, independente do tempo de serviço. Segundo a Semusa, “o treinamento tem como objetivo aprimorar o processo de trabalho dos agentes que já estão atuando e realizar capacitação para os novos profissionais, além de ajustar as condutas e conhecimentos no trabalho”. A capacitação é conduzida pela Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS).

A Semusa informou, ainda, que a capacitação terá duração de 40 horas, que serão realizadas em duas semanas. São 10 encontros de quatro horas, com temas relacionados ao processo de trabalho e ao dia a dia do agente de saúde. O curso introdutório é baseado no material didático do Curso Introdutório Presencial para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), do Ministério da Saúde.

Os agentes foram divididos em seis turmas, com horários de 7h às 11h e 13h às 17h. As turmas A e B farão o treinamento de 7 a 18 de março, as turmas C e D participarão do dia 21 de março a 1º de abril, e as duas últimas equipes, E e F, serão treinadas entre o dia 4 a 19 de abril.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto:
Agentes de saúde estão passando capacitação pela Secretaria de Saúde (Crédito: Diretoria de Comunicação/PMD