Prefeito interino vence eleições suplementares e continua no cargo em Japaraíba

A cidade de Japaraíba , a 111 quilômetros de Divinópolis, que passou por eleições suplementares neste domingo (3), já tem novo prefeito eleito. Venceu o pleito Ecio José de Sousa (PCdoB), vice Geralda Aparecida Rabelo Ferreira (REDE), pela Coligação “Japaraíba para Todos” (PCdoB/REDE), com 1.408 votos (50,16% da votação válida). Ecio Sousa já ocupava o cargo interinamente desde o ano passado, quando na condição de presidente da Câmara Municipal assumiu a vaga aberta pelo indeferimento do registro da chapa do prefeito eleito em 2020, Rogério Ribeiro Lacerda (REDE).  A candidatura de Rogério Ribeiro foi indeferida em razão de inelegibilidade decorrente de condenação criminal pela Justiça estadual. Em 2020, Ecio Sousa disputou sua primeira eleição, sendo o vereador mais votado da cidade com 217 votos.

Eleitores de Japaraíba voltaram às urnas neste domingo e mantiveram o prefeito interino, Ecio de Sousa, no cargo (Fotos: TRE)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE), desembargador Marcos Lincoln dos Santos, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Maurício Soares, estiveram no município para acompanhar os trabalhos desenvolvidos na eleição. Os dirigentes puderam observar a movimentação de eleitores durante a votação e a emissão do boletim de urna de uma sessão eleitoral localizada na Escola Estadual Padre Pedro Lamberti.

O presidente do Tribunal falou da alegria que foi compartilhar os trabalhos da eleição, e agradeceu todo o serviço desempenhado pelo juiz eleitoral e servidores do cartório eleitoral e, especialmente, pelos mesários que segundo ele são “os agentes da democracia”.

RESPOSTA A BOLSONARO

O presidente do TRE, Marcos Linconl, apresento um boletim de urna e destacou a segurança do sistema eletrônico de votação

Quando da emissão do boletim de urna, Marcos Lincoln, sem citar nomes, respondeu aos ataques que o presidente Jair Bolsonaro vem fazendo rotineiramente à segurança da votação eletrônica. O presidente do TRE ressaltou que o documento “é o símbolo da transparência e da certeza que o processo eleitoral é íntegro”. E, no caso de Japaraíba, “temos o exemplo de que o sistema garante a lisura e garante a transparência do processo eleitoral: com apenas nove seções eleitorais, em poucos minutos após o fim da votação, é possível reunir as informações de todos os boletins de urna, e já estará representado o resultado da eleição. Tudo de forma transparente e simples. Assim é a atuação da Justiça Eleitoral”, destacou Marcos Lincoln.

Também esteve presente o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato Fonseca, que destacou a importância de o Ministério Público acompanhar o processo eleitoral: “é um evento bastante significativo, porque importa no restabelecimento da normalidade da Administração e também na afirmação da normalidade democrática. O Ministério Público é o guardião constitucional da ordem jurídica do regime democrático, então é muito válida a presença no sentido de verificar efetivamente a regularidade do processo de eleições suplementares”.

Além dessas autoridades, foram ao município os juízes da Corte Eleitoral, Adilon Claver de Resende e Marcelo Paulo Salgado, e o desembargador do Tribunal de Justiça, Júlio Lorens. A comitiva foi recebida pelo juiz da 156ª Zona Eleitoral de Lagoa da Prata, responsável pelo município de Japaraíba, Islon Cezar Damasceno e pela promotora eleitoral Mariana Melo.

VOTAÇÃO

Dos 3.411 eleitores em condições de votar, 2.895 compareceram as urnas, o que representa 84,97% do eleitorado da cidade. O percentual de abstenção ficou em 15,13% (516 eleitores). Foram contabilizados 23 votos em branco (0,79%) e 65 votos nulos (2,25%).

Os eleitores de Japaraíba que não compareceram às urnas neste domingo têm até 2 de junho – 60 dias após as eleições – para justificarem sua ausência. A justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título ou no sistema Justifica.

A votação foi encerrada às 17h, após um dia de eleição muito tranquilo, sem necessidade de substituição de nenhuma das nove urnas eletrônicas utilizadas. Não houve registro de ocorrência policial referente ao pleito. A totalização dos votos terminou às 18h41.

Ecio Sousa venceu a eleição com 1.408 votos, ficando em segundo lugar a chapa Geraldo Alexandre Lopes (Cidadania), vice José Francisco da Silva (MDB), pela Coligação “Unidos por Japaraíba” (Cidadania/MDB/PSD), que recebeu 1.124 votos (40,04%). Em terceiro ficou Noeli Jorge Teixeira Pereira, vice José Fernandes da Rocha, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que obteve 275 votos (9,8%).

A Justiça Eleitoral tem até o dia 29 de abril para diplomar os eleitos. A partir da diplomação, os candidatos podem tomar posse (a data da posse é de responsabilidade do Legislativo municipal).

Reportagem: Jotha Lee
Com informações do TRE-MG

Fotos: O presidente do TRE-MG, Marcos Linconl dos Santos, e outras autoridades acompanharam a votação em uma sessão eleitoral localizada na Escola Estadual Padre Pedro Lamberti (Crédito: TRE-MG)