Prefeito de Divinópolis prioriza servidores de carreira e reduz quase a metade dos cargos comissionados

O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) vem combatendo o excesso de cargos de confiança na Prefeitura da cidade há vários anos. Em diversas manifestações públicas e em encontros oficiais com autoridades dos governos anteriores, os diretores do Sintram sempre se posicionaram a favor da redução dos cargos, por entender que não há necessidade para mais de 220 vagas de livre nomeação. “Não somos contra os cargos de confiança, pois eles são necessários para ocupar postos-chaves do governo. Isso é inevitável e o cargo de confiança dá ao administrador a certeza da lealdade do nomeado. Somos contra, sim, esse exagero de vagas que permitem a colocação de cabos eleitorais, políticos alinhados com o governo que perdem eleições, enfim, a gente sempre viu isso em todas as administrações. O Sindicato tem essa posição restritiva com relação aos cargos de confiança exatamente para que haja mais moralidade e os conchavos e barganhas, que tanto mal fazem para a cidade de modo geral, sejam banidos”, analisa Luciana Santos, presidente do Sintram.

O vice-presidente do Sindicato, Wellington Silva, lembra que nos Termos de Compromisso que o Sintram apresentou aos candidatos, um dos itens foi a redução dos cargos e pelos menos 70% das vagas destinadas a servidores de carreira. “Apresentamos esse termo de compromisso aos candidatos e lembramos que e o prefeito eleito apresentou algumas restrições, mas garantiu que o seu governo seria de austeridade, que daria preferência aos servidores de carreira e que os cargos comissionados seriam reduzidos”, analisou.

Veja o termo de compromisso assinado por Gleidson Azevedo

REDUÇÃO DE CARGOS

Pela última reforma administrativa feita pelo então prefeito Galileu Machado (MDB), a Prefeitura de Divinópolis possui 223 cargos de confiança. Até agora o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) ocupou somente 113 vagas, o que significa uma redução de 49,33%, ou seja, quase a metade dos cargos ocupados durante o governo anterior. Outro fator importante é que Gleidson Azevedo vem cumprindo a promessa, dando preferência aos servidores de carreira. Dos 113 cargos nomeados, 74 são servidores de carreira, o que representa 65,48% das nomeações feitas até agora. Os ocupantes de cargos comissionados que não são servidores de carreira somam 36 vagas, 31,85%.

Uma fonte do governo disse à Assessoria de Comunicação do Sintram que o prefeito Gleidson Azevedo ainda deverá fazer nomeações pontuais de novos comissionados, porém isso ocorrerá somente se houver necessidade administrativa. A fonte garantiu que é intenção do prefeito manter o menor número possível de cargos comissionados ocupados. A Assessoria perguntou à fonte se poderá ocorrer uma reforma administrativa ainda no primeiro semestre desse ano: “É possível”.

“O início do prefeito Gleidson, em se tratando de enxugamento da máquina com a redução de cargos de confiança, é realmente promissor e gera boas expectativas. O que nós esperamos é que ele mantenha essa política até o final do governo”, concluiu a presidente do Sintram, Luciana Santos.

“Esse início de governo, no que tange aos cargos comissionados, sem nenhuma dúvida atende às expectativas do Sindicato e dos próprios servidores municipais. Estamos habituados com a farra política que é feita em cima das funções de livre nomeação que acontece toda vez que há troca de gestão. Por isso vamos aguardar que o prefeito não mude esse pensamento e mantenha a austeridade que ele prometeu em campanha”, finalizou o vice-presidente Wellington Silva.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram