Prefeito de Cláudio acata estudo que determina reajuste de 33,24% para os professores da educação básica

Em reunião realizada na semana passada, o prefeito de Cláudio, Reginaldo Freitas (PSB) aprovou o estudo realizado pela Secretaria de Educação e pela Advocacia Geral do Município, que determina o reajuste de 33,24% ao piso salarial dos professores da educação básica do município, conforme definido pela Portaria nº 67 de 04 de Fevereiro de 2022, que estabeleceu o valor de R$ 3.845,63 para os vencimentos da categoria.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cláudio, o reajuste já vinha sendo estudado desde janeiro e será calculado com base na carga horária trabalhada pelos professores do município. Para que o reajuste possa ser efetivado, a Câmara Municipal deverá aprovar o Projeto de Lei que será enviado pelo Executivo provavelmente ainda essa semana, que vai acrescentar mais 23,08% aos salários dos professores que, somados aos 10,16% concedidos à folha de pagamento dos servidores no início deste ano, atingirá o índice de 33,24%.

A secretária de Educação do município, Geny Melo, informou que o estudo foi realizado de forma a garantir a segurança salarial dos professores para todo o ano de 2022, sustentando o piso e pagamento de férias, 13º e demais direitos trabalhistas. A secretária afirmou, ainda, que está sendo dada a maior celeridade possível ao processo para que os professores recebam o reajuste o quanto antes. O valor será pago de forma retroativa a janeiro, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). “Desta forma, serão aplicados quase 100% do fundo para folha de pagamento dos professores, pois nós sabemos que eles merecem a nossa valorização e empenho para que recebam seus direitos”, disse a secretária.

O prefeito Reginaldo Freitas disse que a conquista é uma vitória dos professores: “Este é um dia para celebrarmos essa conquista dos nossos professores. Poder valorizar e contribuir para que nossos professores tenham melhores condições salariais é um compromisso, uma responsabilidade e também uma grande honra”, afirmou.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Assessoria de Imprensa

Foto: O prefeito Reginaldo Lopes em reunião com a secretária de Educação, Geny Melo, para definição do piso salarial (Crédito: Prefeitura de Cláudio)