Parceria pela saúde do homem entre Sintram, Cresst e Prefeitura reúne mais de 100 servidores do pátio e da Emop

A parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst) e a Prefeitura de Divinópolis em favor da saúde do homem, reuniu pouco mais de 100 servidores do pátio e da Empresa Municipal de Obras Públicas e Serviços (Emop) na manhã desta sexta-feira (26). Em mais um encontro dentro da programação da campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, os servidores participaram de uma animada roda de conversa com o médico Flávio Marcelino, que também é servidor do município.

Além do médico Flávio Marcelino, também participaram da roda de conversa  o enfermeiro do Trabalho Gustavo Dias Araújo, os diretores do Sintram Geise Silva e Wantuil Alves, a enfermeira do Trabalho e Coordenadora do Cresst, Inara Tavares e, representando a administração, Bruno Camargos, gerente de Recursos Humanos da Prefeitura.

Durante cerca de uma hora, o médico Flávio Marcelino conversou com os servidores, lembrando que os homens cuidam menos da saúde, por isso vivem menos que as mulheres. “Por que as mulheres estão passando a perna nos homens? Porque elas se cuidam mais, vão ao médico com mais frequência, cuidam da saúde melhor do que o homem”, disse o médico de forma descontraída. O médico lembrou que os homens já com idade avançada precisam ter cuidados ainda maiores e disse que é preciso controlar consumo de alguns alimentos como sal e açúcar.

Os diretores Geise Silva e Wantuil Alves representaram o Sintram no evento

Sobre o câncer de próstata, que é o principal alvo da  campanha, embora o Novembro Azul trata da saúde do homem de modo geral, o médico lembrou que há cuidados que devem ser rotina, porém afirmou que a partir dos 50 anos, o correto é visitar regularmente o urologista. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

SORTEIO

A enfermeira do Trabalho Inara Tavares destacou a importância da parceria com o Sintram e disse que o Cresst está implementando uma nova política de trabalho, saindo de dentro das quatro paredes para ir até onde está o servidor. O gerente de RH da Prefeitura, Bruno Camargos afirmou que a parceria com o Sintram tem sido fundamental para que o município possa ampliar a oferta da prevenção de várias doenças aos servidores. A diretora do Sintram, Geise Silva, agradeceu a todos pela presença e disse que a saúde do servidor tem sido uma das principais metas da atual diretoria do Sindicato.

Além do patrocínio do Sintram, as atividades do Novembro Azul promovidas pelo Centro de Referência a Saúde e Segurança do Trabalhador – Cresst da Prefeitura de Divinópolis tem apoio de: Alumínio Arco Iris Divinópolis, Avivar Alimentos, Escola de Música, Jornal Agora, Rotoplast, SAE/Semusa, Semest, e Unifor.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram