Orquestra Filarmônica de Minas Gerais realiza concerto em Divinópolis

 

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) confirmou a realização em Divinópolis do concerto da Orquestra Filarmônica de Minas Ferais no dia 22 de julho, às 20h, em palco que será montado na Praça da Catedral.

A Filarmônica de Minas Gerais, uma das iniciativas culturais mais bem-sucedidas do país, dá início às suas turnês pelo estado neste mês de julho.  Sob a batuta do maestro José Soares, Regente Associado da Filarmônica, a Orquestra leva um repertório totalmente brasileiro, destacando a variedade de estilos e as influências das nossas raízes na música orquestral feita no país, com obras de Alberto Nepomuceno, Eleazar de Carvalho, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernandez e Carlos Gomes.

Para José Soares as turnês estaduais da Orquestra reforçam nossa tradição de ampliar o acesso à música de concerto e conquistar novos públicos. “É muito importante que um número cada vez maior de pessoas tenha a oportunidade de assistir à Orquestra. Os mineiros e mineiras ficarão encantados por ouvir obras de grande beleza e qualidade criadas por brasileiros”, destacou.

O secretário de Cultura, Diniz Borges, reforçou que este é um importante momento para a área cultural na cidade. “Assistir uma orquestra filarmônica é um momento imperdível. Estaremos proporcionando aos divinopolitanos um evento cultural de qualidade, gratuito em praça pública, que é digno das casas de espetáculos mais renomadas do Brasil e do mundo. Por isso, convidamos a todos para assistirem, temos a certeza que será um dia memorável”, salientou.

Este projeto é apresentado pela Gerdau, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Instituto Cultural Filarmônica. Este concerto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura

SOBRE A ORQUESTRA

Fundada em 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo diretor Artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a Orquestra é composta por 90 músicos brasileiros, europeus, asiáticos e das Américas.

O grupo recebeu diversas menções e prêmios. Dentre eles, destacam-se o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) em 2010, como o melhor grupo de música clássica do Ano, o Prêmio Carlos Gomes, como melhor orquestra brasileira em 2012, o Grande Prêmio da Revista Concerto, em 2015 e 2020 e a indicação ao Grammy Latino de 2020 pelo lançamento do selo internacional Naxos, em parceria com o Itamaraty. A Orquestra possui nove álbuns gravados. Dentre eles, dois integram o projeto Brasil em Concerto.

Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD
Foto: Divulgação