Número de idosos com suspeita de Coronavírus em Divinópolis aumenta

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através da plataforma “FormSUScap” , aponta um grande crescimento em casos suspeitos de infecção da Covid-19 em idosos de Divinópolis. No boletim anterior, 65 pessoas eram idosas. Os dados desta terça-feira (07/04) mostram que, de um dia pra o outro, a faixa etária teve um aumento de nove casos, totalizando 74 suspeitos. O que preocupa a Semusa e demais especialistas, já que idosos compõem o grupo de risco.

A secretaria informa que o município já tem 840 casos notificados, destes, 71 foram descartados. O número de infectados passou de 14 para 16 confirmados.

A faixa etária com maior número de suspeitos ainda são jovens de 20 a 39 anos, com 376 notificados, seguido de pessoas de 40 a 59 anos com total de 212 pessoas notificadas; 25 casos correspondem a população menor que 1 ano. Entre crianças de 1 e 4 anos, o número é de 68 suspeitos; a faixa etária entre 5 e 9 anos manteve o número de 30 pessoas; 55 notificados tem entre 10 e 19 anos; e 74 são pessoas com idade superior a 60 anos.

Em relação aos pacientes internados nas redes hospitalares do município e que apresentam quadro clínico compatível da Covid-19, até a presente data, nove estão na enfermaria e quatro no CTI.

Dos pacientes internados ou que foram atendidos no ambulatório, e estão em isolamento domiciliar, são 480 ao todo. Até o momento, não foi registrado nenhum óbito referente à contaminação por coronavírus.

O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo Souza, explicou que mais do que nunca, as pessoas e principalmente os idosos devem manter o isolamento social, considerando o aumento no número de casos nesta faixa etária.
“Mesmo com o todas as medidas tomadas por parte da administração e da Semusa, verificamos um aumento de idosos com suspeita de infecção. O que preocupa, pois só poderemos proteger essas pessoas e achatar a curva epidêmica se seguirmos a risca as orientações dos nossos especialistas e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso pedimos que fiquem em casa e evitem ao máximo contato com outras pessoas e principalmente os idosos. Sabemos que é um momento difícil, mas não podemos colocar a população em risco”, afirma.

A Prefeitura Divinópolis orienta os cidadãos a seguirem os protocolos de segurança e higiene, ao mesmo tempo, cumpram com as normas impostas na última deliberação.

Fonte: PMD