Nova federação de defesa dos servidores é fundada e Sintram faz parte do corpo diretivo

A diretoria do Sintram esteve ontem (05/12) no Congresso de fundação da Federação Independente dos Sindicatos dos Servidores Públicos das Prefeituras, Câmaras, Empresas Públicas, Autarquias do Estado de Minas Gerais – FESERV/MG, ocorrido em Belo Horizonte.  Representantes de vários sindicatos do estado estiveram presentes e a criação da nova Federação foi aprovada por unanimidade, marcando um novo momento para o sindicalismo de Minas Gerais. Também no Congresso foi discutido e aprovado o estatuto da Federação. A presidente do Sintram, Luciana Santos, e o vice-presidente, Wellington Silva, foram eleitos como membros da diretoria. Luciana assumirá a diretoria financeira, e Wellington o cargo de segundo secretário da Federação.

A nova federação terá a frente como presidente o sindicalista e advogado, Hely Ayres, membro da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Câmaras e Autarquias do Planalto de Araxá (Sinplalto). Com 25 anos de movimento sindical, Hely Ayres já ocupou cargos de liderança em outras Federações e foi membro da Nova Central Nacional, sendo que em missão internacional representou os trabalhadores em Congresso da OIT, com monografia que discutiu a segurança do trabalho no serviço público. Atualmente, é diretor de Comunicação da Nova Central de Minas Gerais e presidente da Cooperativa de Consumo dos Servidores Municipais de Araxá e Região.

Em entrevista ao Sintram, Hely Aires, agradeceu o apoio expressivo recebido pelas diretorias dos sindicatos.  “Tivemos mais de 27 sindicatos presentes, entre eles 18 presidentes e 27 delegados. Temos já uma expectativa de filiação de 23 sindicatos até o final de janeiro, após a nossa documentação estiver toda regularizada, via cartorial, e a entrada junto ao Ministério da Justiça e Cidadania”, disse.

Aires ressaltou que o trabalho da FESERV/MG será nesta etapa inicial pautado em três alicerces principais.  O primeiro será a regularização cartorial  nos Ministérios dos sindicatos que estão com pendências, por exemplo,  com eleições já vencidas  ou a serem realizadas. O segundo será assistência com visitas periódicas aos sindicatos, que deram início à Federação. O terceiro será a apresentação de um projeto social aos sindicatos para a sobrevivência e captação de recursos financeiros para manutenção das instituições.

O dirigente destacou o desafio de representar os servidores do Estado, desenvolvendo um novo projeto que os represente de fato. “Teremos também a responsabilidade de resgatar a imagem de uma entidade recém criada, mas que representa a imagem de todos os servidores municipais do estado de Minas Gerais. São 853 municípios, mas Minas Gerais possuiu pouco mais de 287 sindicatos e nós temos a incumbência de representar esses servidores que não têm sindicato nas suas bases, portanto o trabalho é muito sério e acima de tudo com um peso, não nos ombros, mas na responsabilidade de fazer algo que represente, de verdade, o servidor público municipal”, destacou.

SINTRAM

A diretoria do Sintram esteve presente na fundação da nova Federação

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, que assumiu o cargo de segundo secretário da FESERV/MG, destacou a participação do sindicato. “Foi muito importante a participação do sindicato porque foi um momento histórico, acho que irá ficar escrito o nome do Sintram na história. Digo isso porque não só participamos da eleição, mas também do processo de construção do estatuto dessa nova Federação. É uma Federação  que vem com intuito de fazer  um trabalho diferenciado, um projeto de descentralizar a representação, o que sem dúvida fortalece o sindicalismo em Minas Gerais na representação do servidor municipal”, disse.

Wellington enfatizou ainda que  é fundamental a presença do Sintram em instâncias superiores para fortalecer a luta em prol do trabalhador. “A participação nossa e de ter membros do Sintram na Federação é muito importante porque é na Federação que as coisas são discutidas, em uma esfera acima. A estrutura sindical funciona da seguinte forma: tem a estrutura de base, onde os sindicatos atuam, mas tem também a  luta na esfera estadual e nacional, onde é necessário a gente também estar presente. Sentimos muito orgulho de poder representar nossos servidores de Divinópolis e demais cidades do Centro-Oeste  e estaremos comprometidos, empenhados  e dedicados, do mesmo modo que estamos desenvolvendo o trabalho aqui no Sintram no intuito de defender a categoria”, destacou.

A presidente Luciana Santos, que é também da diretoria da nova Central de Minas Gerais e assume agora o cargo de diretora financeira da Feserv/MG, destacou a importância da participação do Sintram dentro da nova Federação. “Recebemos com muita satisfação essa nova missão e com certeza o Sintram sai ainda mais fortalecido em um momento de franco ataque ao movimento sindical. Diante desse cenário, temos que buscar estar unidos e focados em nossos problemas. A Feserv/MG  é criada com a missão de defender os servidores municipais de Minas Gerais e já nasce fortalecida com mais de 20 sindicatos parceiros e com certeza estaremos empenhamos em construir um sindicalismo de atuação e resultados para os nossos servidores de todo o estado”, finalizou.

Com o slogan, “Coragem e Representação”, a Feserv/MG terá em seu quadro diretivo os seguintes diretores e sindicatos:

Presidente
Hely Aires da Silva – SINPLALTO – Araxá

Vice-Presidente
Acácio Wander Cordeiro Maciel – SINSERV – Pompéu

Secretário Geral
Marco Antônio Xavier – SINSESA – Sabará

1º Secretário
Wanderly Camargo  – SISEMS – Sacramento

2º Secretário
Wellington da Silva Oliveira – SINTRAM – Divinópolis

Secretário de Finanças
Luciana Santos – SINTRAM  – Divinópolis

2º Secretário de Finanças
Solange Esteves Nardy L. Silva – INDERSINDS – Caeté

Diretor Jurídico
Natanael Alves Gonzaga – SINDFOR – Formiga

Diretor de Divulgação Comunicação e Relações Públicas
Miríades Cordeiro Santos – SINDSER – Montezuma

Diretor de Organização Sindical
Mauricio Ângelo da Sila – SIND-UNIÃO – João do Paraiso

Diretor de Articulação com Entidades Civis
Oquênes de Assis Viana – SINDSERVIP – Raposos

Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão
Sideus Lima – SINDINHO – Ninheira

Diretor de Assunto de Mulher Infância e Juventude e Gêneros e Minorias
Lucimar Aparecida Cardoso – SINDCRISTAIS – Cristais

Diretor de Assuntos de Saúde e Segurança do Trabalho
Roselia Silveira – SEMPRE – Piumhi

Conselho Fiscal
Rosimeire de Fátima S. Oliveira – SINDSPREJ/MG – Presidente Juscelino
Wanderli  Ramalho – SISEMS – Sacramento
Jair Eustáquio das Chagas – SINSESA – Sabará

Conselho Fiscal
Elton Junior Ribeiro Júlio – SINTRASPCA – Campos Altos
Ednay Ferreira Silva Gomes – SIDSERCOM – Comercinho
Roberta Batista Botelho  – SINDFELIZ – Felisburgo