
A Prefeitura de Luz decretou estado de emergência em todo o município após uma forte tempestade de granizo que atingiu a cidade na última sexta-feira. Segundo informação oficial, o desastre foi classificado como nível II, de média intensidade, com prejuízos significativos, mas ainda assim superáveis pela capacidade de resposta inicial do município, que pode precisar de ajuda complementar de outras esferas de governo. Esses desastres são considerados “expressivos”, mas não chegam a comprometer a capacidade total do poder público.
No balanço atualizado nesse domingo, a Prefeitura informou que 224 residências foram danificadas e 896 pessoas atingidas pelo desastre. Ainda de acordo com os últimos dados oficiais 27 famílias estão desalojadas e estão sendo acolhidas em hotéis providenciados pelo poder público. Já outras 25 famílias se encontram em abrigos temporários em casas de familiares ou amigos. Segundo a Prefeitura, não há registro de vítimas com lesões ou fatais.
Nesse domingo (3) as equipes técnicas da prefeitura, formadas por engenheiros e assistentes sociais, iniciaram as inspeções técnicas em todos os imóveis danificados. Em nota oficial, a Prefeitura disse que esse trabalho será encaminhado às autoridades estaduais e federais para facilitar a liberação de recursos.
A Prefeitura disse ainda que a gestão dos trabalhos de recuperação segue sendo realizada por uma força-tarefa que envolve todas as secretarias municipais, Defesa Civil Municipal e Polícia Militar. A contagem final dos veículos danificados e o levantamento completo dos prejuízos materiais estão sendo concluídos pelas equipes em campo e serão divulgados em novo boletim.
A prefeitura estabeleceu um plano de ação imediata. Equipes multifuncionais estão mobilizadas para iniciar a avaliação detalhada dos prejuízos. Nesta segunda-feira equipes formadas por engenheiros e assistentes sociais estão realizando inspeções técnicas em todos os imóveis danificados.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação