Motociatas em apoio a Jair Bolsonaro custaram mais de R$ 5 mi aos cofres públicos

As motociatas promovidas em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) custaram mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos, segundo levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo. O dado foi obtido por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI) e inclui as despesas assumidas pelos estados para garantir a segurança da comitiva do presidente, além das despesas com cartão de pagamento do governo federal.

O valor não inclui o dinheiro público gasto com a viagem do presidente ao Paraná em 6 de novembro. O custo ainda não foi informado pela Presidência nem pelo governo do estado.

As manifestações, convocadas pelo próprio presidente, começaram a tomar as ruas de quase todos os estados brasileiros a partir de maio, causando aglomerações de apoiadores, a imensa maioria sem máscaras de proteção contra covid-19, mesmo em meio a momentos críticos da pandemia no país.

Com o apoio de sua base mais radical, Bolsonaro usou os atos como palco para fazer discursos inflamados, questionando a lisura do processo eleitoral, das urnas eletrônicas, e ainda atacando ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em setembro, o Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou uma auditoria para investigar dos gastos com todas as motociatas. O pedido de investigação partiu de integrantes da CPI da Covid, no Senado.

Fonte: Congresso em Foco
Foto: Marcos Corrêa/PR