Ministério oferece mais de 21,5 mil vagas para Médicos pelo Brasil; veja as vagas disponíveis para os municípios da base do Sintram

O Ministério da Saúde está oferecendo mais de 21,5 mil vagas no Programa Médicos pelo Brasil. Eles poderão atuar em 5.233 municípios brasileiros, ou seja, quase 94% do país. O programa vai substituir gradativamente o Projeto Mais Médicos para o Brasil na Atenção Primária à Saúde (APS). São oferecidos aos médicos selecionados para o programa a formação em medicina de família e comunidade, avaliação de desempenho, possibilidade de contratação por meio do regime CLT, a progressão de carreira (para diminuir a rotatividade) e gratificação para atuar em áreas remotas e de saúde indígena.

Os gestores de saúde dos municípios elegíveis devem fazer a adesão ao Médicos pelo Brasil, cujo edital deve ser publicado ainda nesta segunda-feira (6). O edital do processo seletivo para médicos também será publicado neste mês.

“A recomendação é que os gestores não percam a oportunidade de levar saúde e a presença de médicos qualificados para atender com dignidade o cidadão”, disse o secretário de Atenção Primária da pasta, Raphael Câmara. Ele preside o Conselho Deliberativo da Agência de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), responsável por executar o novo programa.

Os municípios foram escolhidos levando em consideração a alta vulnerabilidade e o fato de vários estarem em áreas rurais remotas.

O Médicos pelo Brasil foi lançado em 2019 com o objetivo de estruturar a carreira médica federal para locais com dificuldade de provimento e alta vulnerabilidade. O orçamento previsto para execução no primeiro ano de trabalho é de R$ 1,2 bilhão.

BASE DO SINTRAM

Para Minas Gerais, são 533 vagas do programa Médicos pelo Brasil, das quais 140 para Belo Horizonte. Para Divinópolis são 8 vagas. Para a cidade de Pará e Minas são seis vagas e Nova Serrana foi contemplada com três vagas.

Para os municípios da base do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), foram destinadas 43 vagas. O maior número ficou para Divinópolis, com oito vagas, seguindo-se Bom Despacho com cinco, Lagoa da Prata com quatro, e Santo Antônio do Monte, com três vagas. Itapecerica e Luz foram contempladas com duas vagas.

Uma vaga foi destinada para as cidades de Iguatama, Carmo da Mata, Conceição do Pará, Pains, Japaraiba, Perdigão, Igaratinga, Córrego Danta, Camacho, Pimenta, Tapiraí, Candeias, Medeiros, São Francisco de Paula, Pequi, Moema, Pedra do Indaiá, São Sebastião do Oeste, Araújos e Carmo do Cajuru.

Clique aqui e confira a relação de todos os municípios aptos para participação no Programa Médicos pelo Brasil.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Agência Brasil
Imagem: Rede de Atenção Primária à Saúde (APS)