Minas é o terceiro Estado com o maior número de casos da varíola dos maçados; Brasil tem mais de 200

 

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos. O total de casos foi contabilizado pela Agência Brasil, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde registra 218 casos confirmados da doença, enquanto a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informa que registrou mais um caso de varíola dos macacos no estado.

Segundo o ministério, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

MINAS

Minas é o terceiro, seguido por Paraná  (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).

Das 18 notificações em Minas, conforme a SES-MG, são 15 pacientes na capital mineira, dois em Sete Lagoas, na região Central, e um em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Todos os pacientes são homens, com idades entre 22 e 46 anos, estão estáveis e em isolamento. Um deles foi internado por dificuldades de isolamento domiciliar.

Do total de casos confirmados, dois retornaram de viagem ao exterior, 15 realizaram viagens recentes a São Paulo e um ainda não teve a origem da contaminação definida e segue sob investigação.

De acordo com a SES-MG, os pacientes estão sendo monitorados e o quadro de saúde de todos eles é considerado estável. Ainda segundo a Secretarias, a fonte provável de contaminação dos casos foi por “contato íntimo”.

Com informações da Agência Brasil