Live: Lançamento da 3ª edição do Concurso “Noite da Poesia Especial – Educação” acontece hoje (26) em Divinópolis

Na oportunidade será lançado também livro que reúne poemas dos vencedores e demais participantes dos anos de 2018 e 2019. Confira obra nesta publicação

Alunos, professores e demais funcionários da ativa e aposentados da área da Educação de Divinópolis (municipal, estadual, federal e particular) terão oportunidade de participar da 3ª edição do Concurso “Noite da Poesia Especial – Educação”. O Concurso incentiva e abre oportunidade à comunidade escolar para compartilhar a produção literária (poesias) com a população divinopolitana. O lançamento do concurso será nesta quinta-feira (26/11) através de live, que será transmitida pelas redes sociais ( instagram, youtube e facebook) do Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Educação – Sintemmd. Também na oportunidade será lançado o livro “Poemas da Noite da Poesia Especial Anos 2018/2019”, que reúne a produção literária dos participantes das edições anteriores, ou seja, tanto os vencedores dos concursos, como todos os demais inscritos.

O concurso é promovido pela Biblioteca Ataliba Lago com apoio de diversos parceiros. O servidor municipal, Claúdio Guadalupe, que é um dos organizadores do evento, esteve na sede do Sintram, na última semana, agradecendo a parceria do sindicato no projeto e divulgando o lançamento deste ano de 2020. “O tema deste ano será: Educação, nós a que fazemos. O objetivo é realmente valorizar aquele, que está na luta, aquele que está na base, construindo as experiências educacionais”, justificou o servidor.

Servidor Cláudio Guadalupe convida colegas a prestigiarem lançamento do concurso e do livro, que reúne poemas das edições de 2018 e 2019

Cláudio explica que na live de hoje serão repassadas todas as informações sobre o regulamento, local para inscrições, etc. O servidor adiantou que as inscrições poderão ser realizadas até 31 de março de 2021 e o encerramento/ premiação do concurso será em outubro do mesmo ano.

Na última edição apoiaram a iniciativa da Biblioteca Municipal Ataliba Lago, diversos sindicatos (Sintram, Sintemmd, Sinpro-MG e Sind-Ute), a Câmara Municipal de Divinópolis, o Centro de Referência dos Profissionais da Educação-CRPE da Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis, a 12ª Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis e Academia Divinopolitana de Letras- ADL. Cláudio Guadalupe explica que a proposta neste ano é novamente reunir diversos parceiros para promoção de uma grande festa de encerramento do Concurso, bem como o lançamento de outro livro, que reunirá a produção literária dos vencedores e demais participantes desta terceira edição, a exemplo do que foi realizado no ano passado. “Em 2019, fizemos a Noite da Poesia Especial, na sede do Estrela, e foi um sucesso com a apresentação do resultado do concurso e premiação. Tivemos um público de 400 pessoas, jovens, adultos,  idosos, que recitaram poemas, divulgaram sua produção, foi muito bonito. E a proposta é fazer isso sempre, acho que vale a pena porque Divinópolis é um celeiro de escritores”, disse.

Oportunidade
Cláudio explica que o Concurso  possibilita a divulgação de talentos, muitas vezes escondidos nas escolas, e a destaca a importância de trabalhar a poesia nesses locais. “Tem muita gente nas escolas que escreve bem e não tem espaço para divulgar, mostrar sua arte. O importante é isso: o concurso  envolver o pessoal da educação e sobretudo buscar provocar na educação a necessidade de trabalhar a poesia nas escolas. (…) Falta ao educador, as escolas, entenderem que a poesia , além de ser universal, é uma linguagem, que toca o indivíduo naquilo que ele acredita, sofre, pensa, sendo um grande meio de aprendizagem”, enfatizou.

Desvios
Cláudio disse que percebe alguns “desvios” no estudo da poesia e cita que é importante provocar essa necessidade de trabalhar de forma adequada este estilo literário nas escolas, provocando o prazer pela leitura e incentivando a escrita. “Trabalho na biblioteca e vejo muito menino pequeno lendo clássicos, e aí fica difícil desse estudante gostar. A leitura de uma poesia simbolista, parnasiana, para um estudante do ensino do fundamental, do 8º, 9º ano, certamente não será atrativa, porque é uma escrita difícil. Agora se esse estudante ler a poesia de autores contemporâneos: Carlos Drummond de Andrade, Roseana Murray, Vinicius de Moraes, os grandes nomes, que são clássicos também, mas que têm uma poesia, que toca no cotidiano, que fala do amor, da esperança, da desesperança, então tenho certeza, que os jovens e as crianças passarão a amar a poesia, como gostam e amam a música, que é outra linguagem que bate direto no jovem. Já vi isso concretamente, quando um menino incorpora a poesia, ele percebe a beleza daquilo e começa a escrever”, disse.

Sintram
A presidente do Sintram, Luciana Santos, destaca a importância de iniciativas como essa e convida todos os associados a acompanharem o lançamento de hoje. “É um projeto, sem dúvida, muito importante para a educação e cultura da nossa cidade e fica o convite para todos acompanharem esse lançamento e divulgarem aos amigos e familiares essa oportunidade, que será aberta para os estudantes, professores e demais funcionários da Educação de Divinópolis”, declarou.

Live

Para acompanhar a live, acesse as redes sociais do Sintemmd, a partir das 19h. Confira  links na divulgação abaixo:

Clique aqui e confira o livro “Poemas da Noite da Poesia Especial Anos 2018/2019”