Os candidatos a prefeito de Divinópolis Iris Moreira (PSD) e Marquinhos Clementino (Republicanos) abrem nesta segunda-feira a série de entrevistas com os concorrentes à Prefeitura de Divinópolis promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal (Sintemmd). As entrevistas serão realizadas via aplicativo Zoom, sendo que a transmissão será feita pelos canais do Youtube dos sindicatos. As perguntas, em sua maioria, foram enviadas pelos servidores municipais.
A ordem das entrevistas foi definida em sorteio realizado no dia 29 de setembro com a representação de todos os candidatos, à exceção do atual chefe do Executivo, Galileu Machado, que é candidato à reeleição. Embora não tenha enviado representante para participar do sorteio, o nome de Galileu foi mantido por decisão dos diretores dos dois sindicatos, com aprovação dos assessores dos demais candidatos.
A candidata Iris Moreira abrirá a série de entrevistas a partir de 18h30. Aos 61 anos, a candidata do PSD disputa pela primeira vez um cargo público eletivo, embora já tenha longa experiência na vida pública. Em síntese, seu plano de governo destaca como metas principais a geração de empregos, elevação da renda da população e redução das desigualdades sociais. A candidata assegura nova planta de valores e nova lei de parcelamento e uso do solo, ambas com a participação da sociedade organizada. A proposta promete a extinção de secretarias e na saúde, a prioridade serão os investimentos na atenção primária e funcionamento de unidades de saúde até as 22h. O Hospital Regional também está nas metas da candidata, que pretende concluir as obras e propor que a administração fique a cargo do Hospital São João de Deus. A proposta prevê a “implantação de um parque empresarial e tecnológico, através de Parceria Pública Privada que substituirá os antigos distritos industriais”. O programa não indica quais políticas serão desenvolvidas para os servidores municipais.
O candidato do Republicanos, Marquinho Clementino, de 53 anos, já tem experiência de outros pleito. Vereador por uma legislatura, ele disputou o cargo de prefeito nas eleições de 2016 ficando em segundo lugar, quando alcançou a expressiva votação de 34.239 votos, 31,54% da votação válida. Em síntese, seu plano de governo tem como metas principais erradicar o analfabetismo, avançar na oferta da educação infantil, especialmente oferecendo o atendimento de zero a três anos, em unidades com infraestrutura adequada e também ampliar o atendimento na educação profissional”. Prevê a reativação do Conselho Municipal de Esportes e “garantir o acesso à prática da educação física e do esporte nas escolas municipais”. Na saúde, o candidato propõe “efetivar a proposta da Estratégia Saúde da Família em todo o município, visando 100% de cobertura”. O plano prevê, ainda, um programas de regularização fundiária para as áreas urbana e rural. O candidato garante que vai “rever as condições contratuais com a Capasa, principalmente na questão de construção da ETE e dos serviços de manutenção da rede de esgoto”. O programa de governo do candidato não tem previsão de uma política para os servidores públicos municipais. A entrevista de Marquinho Clementino está marcada para 19h.
DIA DO SERVIDOR
A presidente do Sintram, Luciana Santos, afirma que o objetivo é levar ao servidor as ideias de cada um dos candidatos para que a categoria faça a opção que considerar a melhor para a cidade e para toda a classe. “Estamos realizando as entrevistas nesse período, por se tratar da semana em que se comemora o Dia do Servidor. E, como estamos vivendo uma pandemia, não foi possível realizar uma grande festa como a categoria está acostumada para comemorar a data. As entrevistas com os candidatos foi uma das formas que encontramos para comemorar o Dia do Servidor. Consideramos essas entrevistas fundamentais, pois estamos dando acesso à classe a informações que realmente serão muito importantes para a definição do voto”, diz a presidente.
TERMO DE COMPROMISSO
O Sintram e o Sintemmd enviaram aos candidatos um termo de compromisso contendo 14 itens de interesse dos servidores municipais. O candidato assinará o termo caso ele concorde com o seu conteúdo e esteja disposto a ter uma política definida para a categoria no seu governo.
Entre as reivindicações contidas no termo estão a realização de concurso para preencher as vacâncias em todas as áreas do serviço público municipal, com nomeação imediata, ocupação mínima de 75% dos cargos comissionados por servidores de carreira, eliminação da prática de terceirização nos setores do serviço público, correção de distorções existentes no GH com a exclusão da prática de aumento diferenciado para categorias de servidores, retorno de pagamento do triênio no mês de aniversário de tempo de serviço e alteração da data-base de reajuste salarial para janeiro.
Os sindicatos ainda incluíram no termo a revisão salarial anual garantida, com o cumprimento da Lei nº 6.749/08 e suas alterações que vinculam a correção ao IPCA do IPEAD, pagamento dentro dos quatro anos de mandato dos 4,27% não repassados ao salário dos servidores públicos referente à inflação de 2016 e os 3,86% referente à inflação de 2017 também não repassados à categoria e o aumento gradativo e dentro do atual mandato, do vale-alimentação, chegando seu valor a R$ 15,00. Após o alcance desse valor, vincular sua correção ao IPCA do IPEAD.
Clique aqui e veja o termo de compromisso na íntegra
Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram