Internações provocadas pela covid-19 em Divinópolis aumentam mais de 70% em duas semanas

 

O avanço da contaminação pela covid-19 nos últimos dias, já mostra seus efeitos na rede hospitalar da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) 15 pessoas estão internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), o que equivale a 32,61% de ocupação. No setor de enfermaria, são 45 pacientes internados, com taxa de ocupação dos leitos de 61,64%. A ocupação de leitos de UTI subiu de 13 pacientes no dia 21 de junho para 15 esta semana, aumento de 15,38%. Já a ocupação de leitos de enfermaria subiu de 26 no dia 21 de junho para 45 no dia 4 de julho, aumento de 79,07% em duas semanas.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Semusa foi na semana passada e registrou 37.881 casos confirmados da doença em Divinópolis. São 712 mortes desde o início da pandemia, sendo 379 homens e 333 mulheres.

De acordo com a Semusa, nas Unidades de Terapia Intensiva, o Complexo de Saúde São João de Deus registra um paciente internado no CTI adulto da área suplementar, além de dois casos no CTI adulto e três no CTI infantil na área atendida pelo SUS.

O Hospital Santa Mônica conta com dois casos no CTI adulto e a UPA Padre Roberto registra quatro internações no CTI adulto. O Hospital São Judas Tadeu conta com duas internações por covid-19 e o Hospital Santa Lucia conta com uma internação.

Em relação aos casos de enfermaria, foram registrados no Complexo de Saúde São João de Deus 11 casos na área suplementar, além de 11 casos na enfermaria adulta e três casos na enfermaria infantil da área atendida pelo SUS, sendo necessária a adição de um leito para o setor.

Nos demais hospitais, o Hospital São Judas Tadeu registra quatro internações em leitos de enfermaria, o Hospital Santa Mônica conta com quatro casos na enfermaria adulta e seis casos na enfermaria infantil, sendo necessária a adição de um leito para o setor e o Hospital Santa Lúcia conta com cinco registros. Na UPA há registro de uma internação por covid-19 em suas enfermarias.

Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação/PMD
Foto:
O maior número de internações concentra-se na UPA (Foto: Diretoria de Comunicação/PMD)