O Instituto Helena Antipoff (IHA) em Divinópolis realizou, na manhã desta segunda-feira (23) uma caminhada no entorno de sua sede com faixas de conscientização. O ato marcou a abertura da Semana da Pessoa com Deficiência. Palestras, oficinas e filmes também fazem parte da programação, que segue durante a semana e será encerrada no sábado, com o Tropeirão Solidário.
O primeiro dia de atividades começou às 8h30, com uma caminhada, que contou com a participação de assistidos, familiares e profissionais. Cartazes como “Somos iguais na diferença. Vamos acabar com o preconceito!” e “Precisamos de respeito, amor e atenção” reforçaram a defesa pela conscientização e inclusão.
O presidente do IHA, Juliano Vilela, destacou a importância da semana para garantir às famílias o acesso à informação e ampliar a luta contra estereótipos. “É um momento de reflexão interna, de conhecimento sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e com Transtorno do Espectro Autista. Com a programação também buscamos conscientizar a população contra o preconceito”, destacou o presidente do IHA.
Após a caminhada, os assistidos adultos participaram da sessão do filme “Cromossomo XXI”. Durante a tarde, a programação foi a mesma.
PROGRAMAÇÃO
Nesta terça-feira (24), aconteceu uma roda de conversa pela manhã. À tarde, o Instituto realiza a “Oficina de Brinquedos Reciclados”, com as famílias e seus assistidos.
A manhã de quarta-feira (25) recebe nova roda de conversa, desta vez com o assunto “Responsabilização das famílias nos direitos e deveres da pessoa com deficiência”. Já o período vespertino será dedicado à palestra “Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Compreendendo o processo de avaliação”, voltada para os profissionais do IHA.
A “Oficina de Brinquedos Reciclados” abre a manhã de atividades na quinta (26). Durante a tarde, os familiares e assistidos poderão acompanhar a roda de conversa sobre os “Desafios da Inclusão”. Nos dois períodos haverá a exibição de filme.
A palestra “Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Compreendendo o processo de avaliação” para os funcionários do Instituto encerra a agenda pela manhã na sexta (27). Na tarde, o setor de Assistência Social reforça o projeto “Grupo Apoiar”, que tem como objetivo apoiar as famílias dos assistidos das oficinas de convivência com orientações e suporte para seu bem-estar.
A Semana da Pessoa com Deficiência no Instituto Helena Antipoff será encerrada no sábado (28), com a realização do Tropeirão Solidário. Os ingressos, no valor de R$ 15,00 cada, estão disponíveis para venda na sede do IHA (Rua do Cobre, 697 – Niterói). O bilhete dá direito a tropeiro, acompanhado de arroz e ovo. Na data, a retirada deverá ser feita entre 16h às 20h, na Rua 23 de Novembro, 355, no bairro Niterói (em frente ao Complexo de Saúde São João de Deus). O modelo será drive-thru, mas não é necessário veículo. Não haverá degustação no local. Os recursos arrecadados serão revertidos para a manutenção dos atendimentos.
Todos os dias, os presentes poderão ver e comprar peças da “Feirinha do IHA”, com objetos artesanais produzidos pelos assistidos nas oficinas.
Fonte: Assessoria de Comunicação/IHA