(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Em palestra para lideranças sindicais em São Paulo, o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) declarou, nesta terça-feira (3), que a formação de uma frente contra a escalada autoritária do governo Jair Bolsonaro não pode se pautar pelas eleições municipais de 2020. “A democracia corre perigo, e é preciso ter responsabilidade”, afirmou. Segundo Dino, a melhor resposta à ameaça extremista é “mantermos uma frente ampla em defesa da democracia, independentemente de alianças eleitorais”. No portal Vermelho, por André Cintra

O governador foi o primeiro convidado do ciclo de debates “O Brasil que Queremos”, promovido pela Força Sindical, com o apoio de outras centrais sindicais. O debate com o político do PCdoB — saudado pelas lideranças sindicais e partidárias presentes como “futuro presidente” — ocorreu no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

O governo Bolsonaro foi criticado pelo “represamento de benefícios sociais básicos”, como o Bolsa Família. Segundo Dino, “Bolsa Família é comida. Negar Bolsa Família é negar comida para as pessoas”. Ele afirmou que o pretexto do “ajuste fiscal” esconde a incapacidade de o governo federal fazer a economia crescer. “Querem culpar, agora, o coronavírus. Eu acho que é o ‘bolsovírus’”, ironizou.

O governador do PCdoB denunciou “a superexploração do trabalho no Brasil”, em curso desde o governo ilegítimo de Michel Temer (MDB), responsável pela reforma que desmontou a legislação trabalhista. A crise, de acordo com o governador, agrava-se sob a gestão ultraliberal Jair Bolsonaro. “A falta de estabilidade econômica é um mecanismo de exclusão dos trabalhadores. A precarização do trabalho é uma bomba social, uma bomba fiscal.”

O governador disse haver uma “contradição absoluta entre os que dizem defender a economia, mas defendem a precarização do trabalho. Se ninguém contribui, quem vai sustentar o INSS? Quem vai pagar as aposentadorias?”. A isso se soma — conforme Flávio Dino — os fenômenos da “uberização” e da “pejotização”.

Na contramão da maioria dos governadores — sobretudo os das regiões Sul/Sudeste —, Dino valorizou o papel histórico do sindicalismo e condenou a criminalização de entidades e lideranças. “A renda do trabalho depende do movimento sindical. Quando se sabotam os sindicatos e impedem seu financiamento, está-se reduzindo o salário dos trabalhadores. Sem a luta sindical, como se faz a disputa entre capital e trabalho?”.

O governador do Maranhão disse apoiar a revogação da Reforma Trabalhista de 2017 e de toda a “legislação antissindical” dos últimos anos — e se declarou contrário à Reforma Sindical em tramitação no Congresso. Sobre a organização dos trabalhadores, ele afirmou que defende a unicidade sindical vigente no País. “É o modelo correto para não fragmentar a luta do povo”, afirmou. Segundo Dino, políticos “comprometidos com a causa popular” têm “o dever de fortalecer o movimento sindical”.

AGENDA

Dino recebeu dos sindicalistas uma cópia da Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, lançada pelo Fórum das Centrais — CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT. O documento traz propostas para enfrentar problemas como o desemprego e a desigualdade. “Essa Agenda contempla o movimento sindical. Temos que voltar a ter, por exemplo, a política de valorização do salário mínimo — o maior programa de distribuição de renda que este país já teve”, afirmou o “anfitrião” Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

Adilson Araújo, presidente da CTB, denunciou o “profundo retrocesso civilizatório” no País. “Os efeitos do neoliberalismo têm sido devastadores”, avaliou. Para o dirigente, com a criminalização da política e do sindicalismo, o campo democrático-progressista “perdeu a batalha da narrativa, a disputa de opinião” na sociedade. “As medidas atuais contribuem para a extrema vulnerabilidade da população”, afirmou.

“Precisamos ter mais Flávios Dinos.” Conforme o presidente da CGTB, Ubiraci Dantas Oliveira, o Bira, um dos principais dramas no Brasil é a falta de postos de trabalho. “Temos 30 milhões de desempregados e subempregados”, lembrou. “Bolsonaro tira dinheiro da educação, da saúde, do investimento, para entregar para bancos. Taca fogo na Amazônia para facilitar os madeireiros. A Petrobras está sendo entregue na bacia das almas”, acusou Bira. “A situação está grave, chegou ao limite máximo.”

Sérgio Nobre, presidente da CUT, repudiou o vídeo que Bolsonaro compartilhou, chamando para o ato de 15 de março contra o Congresso e o STF (Supremo Tribunal Federal). “Isso mostra que o projeto dele para o País é autoritário, é fascista. E nossa tarefa principal é impedir o fascismo no Brasil, porque a maior vítima é a classe trabalhadora; Só avançamos no ambiente da democracia”, afirmou.

Na opinião de Antonio Neto, presidente da CSB, o sindicalismo vivia “um momento de letargia”, mas começa a reagir. Ele afirmou que as entidades sindicais devem ir além das pautas trabalhistas e defender igualmente os serviços públicos, como o SUS (Sistema Único de Saúde). A indústria nacional, a seu ver, também é uma bandeira fundamental de luta. “Conte conosco, governador, na luta pela recuperação e pela reindustrialização do Brasil.”

Já Luiz Gonçalves, o Luizinho, presidente estadual da Nova Central (NCST-SP), declarou que “é possível, efetivamente, dar uma virada na situação conjuntural em que estamos vivendo”. Mas, para isso, “não cabe esperar que Bolsonaro sangre o povo até a última gota. Temos de fazer um movimento, um processo forte, firme”, afirmou. A agenda de luta passa pela mobilização para o 8 de Março (Dia Internacional da Mulher) e pelas manifestações de 18 de março em defesa do emprego, do serviço público e da democracia, concluiu Luizinho.

Falando em nome das mulheres, Maria Auxiliadora dos Santos, secretária de Políticas Públicas para Mulheres da Força Sindical, cobrou a “união dos partidos de esquerda” nas eleições 2020. “Estamos sendo ameaçados e fazendo as coisas recuados, com medo. Temos de enfrentar — mas, unidos”, defendeu. “Se a gente não se organizar para buscar um país forte e desenvolvido, o Bolsonaro vai ganhar de novo!”

Fonte: Diap

 

 


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sbobet88


sabung ayam online


Judi bola online


Mix Parlay


Judi Bola


Mix Parlay


judi bola


Sabung Ayam Online


Agen Casino


scatter hitam Mahjong ways 2


Scatter Hitam


sabung ayam online


Judi Bola


<

sabung ayam online


sabung ayam online


Judi Bola Online


SLOTBOM77 situs selot online terpercaya dan resmi


news

news

news

news

news

rahasia stmik komputama modal receh mahjong 3 jp gila pola aman jam hoki

bongkar tuntas scatter hitam mahjong 3 stmik komputama maxwin x500

kisah nyata stmik komputama strategi sederhana spin pertama mahjong 3

wild power stmik komputama auto scatter mahjong 3 kejar free spin

temuan eksklusif stmik komputama indikasi anti rungkad mahjong 3 data

stmik komputama bongkar jam hoki mahjong 3 bukti data minimalisir rugi

upgrade ilmu stmik komputama panduan scatter hitam mahjong 3 terkini

strategi reborn stmik komputama langkah konsisten mahjong 3 target realistis

formula x500 mahjong 3 stmik komputama teruji data sinyal layar menang

stmik komputama berhasil akhir bulan strategi mahjong 3 manajemen bank target

jurnal kutaitimurkab algoritma scatter hitam jackpot 100 juta

dosen kutaitimurkab teori probabilitas menang mahjong wins 3

strategi wild power kutaitimurkab jackpot mahjong ways 3

riset kutaitimurkab pola scatter penentu kemenangan gacor

kuliah kutaitimurkab rahasia gates of olympus menang konsisten

metodologi kutaitimurkab all in akurat mahjong ways 1 90 juta

mahasiswa kutaitimurkab algoritma wild power wild bounty 150 juta

model prediksi kutaitimurkab data historis mahjong wins 3

analisis rtp kutaitimurkab mahjong ways 1 vs 3 terbukti

itb kutaitimurkab strategi jitu gates of olympus terbaru

mahjong black scatter meledak strategi pemuda jakarta

scatter gold bonanza muncul 5 kali 20 spin ppmedia

pola gelap mahjong black scatter incaran ppmedia

gates of olympus 1000 menggila scatter 5x ppmedia

30 spin mahjong black scatter jackpot 512 juta

scatter wild emas sinyal rezeki nomplok ppmedia

pemain bandung jackpot olympus 1000 turbo ppmedia

mahjong black scatter banjir emas kunci sukses bogor

15 putaran scatter gold bonanza cuan ratusan juta

pola rahasia gates of olympus 1000 ngamuk ppmedia

tracon 200juta scatter hitam mahjong

pola tracon mahjong2 maxwin

tracon rekor scatter hujan

trik tracon auto cuan mahjong3

pola scatter wild tracon jam hoki

tracon analisis scatter hitam hoki

anti rungkad tracon mahjong basah

tantangan tracon 1juta lipatganda

scatter wild vs hitam tracon eksperimen

strategi tracon kemenangan konsisten

ascall jackpot 300 juta mahjong ways

pola ascall hoki mahjong ways 1 maxwin

trik rahasia ascall scatter petir

jam hoki ascall mahjong wins 3 wd

pola scatter kombo ascall terbaru

waktu terbaik ascall main mahjong ways

strategi ascall mahjong ways anti boncos

rekor ascall 5 juta mahjong wins 3

uji coba ascall scatter normal vs kombo

pola ajaib ascall kemenangan beruntun