Fiocruz realiza pesquisa epidemiológica entre idosos de Bambuí

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está realizando no município de Bambuí a pesquisa “Condições de saúde, incapacidades física e mental, cuidado e uso de serviços de saúde entre idosos”.  O trabalho tem por objetivo conhecer o perfil epidemiológico dos idosos acima de 60 anos residentes no município. Foram selecionados para a amostra mil idosos. Eles são submetidos a um questionário elaborado e aplicado pelo Instituto Olhar, empresa contratada pela Fiocruz para realizar a pesquisa.

Em nota, a Prefeitura disse que “para o município esta escolha de Bambuí é muito importante para o sistema de saúde. E por isto a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde pede encarecidamente aos moradores que recebam bem estes pesquisadores”.

A Fiocruz está realizando um estudo nacional diante do aumento de hospitalizações de idosos com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que cresceu ainda mais no período da pandemia. O levantamento que está sendo feito em Bambuí é parte desta pesquisa, que tem como objetivo indicar políticas públicas para maior proteção de pessoas acima de 60 anos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram