Ex-vereador mineiro é condenado a 17 anos de prisão por assassinato de prefeito em 2019

O ex-vereador da cidade de Naque, no Leste de Minas, Marcos Alves de Lima foi condenado pelo Tribunal do Júri de Ipatinga a 17 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelo assassinato do ex-prefeito da cidade, Hélio Pinto de Carvalho, em julho de 2019.  O prefeito foi assassinado a tiros em julho de 2019, após uma briga. O então vereador Marcos Alves de Lima (PDSC) foi preso em Governador Valadares, após fugir de carro.

Naque, cuja população gira em torno de sete mil moradores, foi abalada pelo crime. De acordo com o inquérito, o ex-vereador estava tentando expandir o próprio terreno, quando ocorreu o desentendimento. Uma testemuna contou que  “o prefeito bateu no Marcos com um chicote e ele logo sacou uma arma e atirou”.

Os jurados acataram a tese do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG e consideraram o réu culpado pelo crime de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O julgamento, que durou cerca de 10 horas, contou com a atuação do promotor de Justiça Jonas Junio Linhares Costa Monteiro.

Segundo a denúncia do MPMG, no dia 13 de julho de 2019, o então prefeito de Naque estava vistoriando uma obra do município quando o ex-vereador se aproximou montado em um cavalo. Após um breve diálogo, os dois passaram a agressões verbais e físicas, até que o condenado retirou um revólver da pochete. A vítima correu, mas foi atingida nas costas por dois disparos e, já caída, foi atingida por outros tiros disparados pelo ex-vereador.

O réu, que já se encontrava preso preventivamente, deverá aguardar preso o julgamento de eventual recurso.

Fonte: MPMG
Foto: Ex-vereador Marcos Alves de Lima (Reprodução/Polícia Civil)