A Engesp, companhia responsável pela coleta do lixo domiciliar e pela limpeza urbana de Divinópolis, contestou essa semana reportagem veiculada pelo Portal do Sintram no dia 29 de outubro. Sob o título Prefeitura de Divinópolis vai contratar reforço para prestação de serviços de coleta de lixo, a reportagem noticiou o processo licitatório 118/2025, inclusive já homologado pelo Executivo, para a locação de veículos pesados (cavalo mecânico com carreta basculante e caminhões caçamba), com motorista, combustível, manutenção e demais custos inclusos, destinados a serviços de remoção, transporte e destinação de resíduos sólidos, entulhos e materiais inservíveis das Secretarias Municipais de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) e de Agronegócios (Semag).
A Engesp considerou ofensiva a afirmação da reportagem de que tratava-se de mais um reforço para os serviço de coleta de lixo. Essa semana, o advogado Magnus Guimarães, que representa a Engesp, conversou por telefone com o Portal do Sintram. Ele disse que a notícia causou incômodo entre os funcionários da empresa, que passaram a cogitar a possibilidade de rescisões contratuais, até com uma possível demissão em massa.
O advogado fez questão de esclarecer que a Engesp tem um contrato de prestação de serviços com o município em pleno vigor e que está sendo cumprido estritamente dentro das regras previstas. Ainda segundo Magnus Guimarães, conforme as regras contratuais, a Engesp é responsável somente pela coleta do lixo domiciliar e pela limpeza urbana. Disse que o novo serviço contratado pela Prefeitura será para remoção de entulhos, restos de construção civil e outros tipos de resíduos que não são de responsabilidade da Engesp.
Ele ainda esclareceu que o recente episódio ocorrido no final de julho, quando funcionários da companhia paralisaram as atividades por melhores salários, já foi plenamente superado através de um acordo coletivo e com reajuste de salários para a categoria. Magnus Guimarães não informou o percentual de reajuste e o Portal do Sintram aguarda a copia da convenção coletiva, conforme foi prometido.
EQUÍVOCO
O Portal do Sintram se equivocou ao afirmar que a nova contratação da Prefeitura seria para um “reforço no serviço de limpeza”. O equívoco, decorrente da interpretação errada do conteúdo do processo licitatório para contratação de caminhões, já está corrigido e fica o esclarecimento que não haverá nenhuma alteração nas atividades da Engesp e que os mais de 60 funcionários da empresa estão seguros, sem nenhuma possibilidade de demissões.
A NOVA CONTRATAÇÃO
O processo licitatório para a locação de veículos pesados (cavalo mecânico com carreta basculante e caminhões caçamba) destinados a serviços de remoção, transporte e destinação de resíduos sólidos, entulhos e materiais inservíveis foi homologado nesta terça-feira (11). A empresa vencedora foi CCR Divinópolis, especializada em serviços de coleta de resíduos sólidos. O custo total do contrato será de R$ 2,2 milhões (R$ 2.186.358,72).
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação