Em mensagem enviada à Câmara, prefeito de Divinópolis alfineta oposição e diz que conseguiu manter salários dos servidores em dia

A Câmara Municipal de Divinópolis retornou às atividades legislativas nesta terça-feira (04) após o recesso de fim de ano, com a realização da primeira reunião ordinária de 2020. Com 71 projetos aguardando votação, o Legislativo não apreciou nenhuma proposta na primeira sessão do ano, se limitando a entregar a primeira comenda de 2020, que homenageou lideranças comunitárias.

Dos 71 projetos que aguardam votação, 12 foram protocolados em 2020, sendo seis do Executivo e outros seis apresentados por vereadores. Os 59 restantes estão na fila de votação, dos quais nove protocolados em 2018 e o restante no ano passado.

A reunião foi marcada por alfinetadas entre os parlamentares e discussões sobre o aumento de 37,5% na verba para aquisição de lanches. De acordo com reportagem do Portal Gerais a previsão de gastos com lanche para esse ano é de R$ 93.218,00 contra R$ 67.726,40. Ainda de acordo com a reportagem a compra de lanches prevê “água com gás, biscoito de queijo, salada de fruta, diferentes tipos de bolo, sanduíche natural, pão de queijo, pão e até o sanduíche x-egg. A empresa vencedora da licitação é a Padaria Floresta”.

Ao Portal Gerais, o presidente da Câmara, Rodrigo Kaboja (PSD) disse que tem um documento assinado por vereadores pedindo a troca do lanche. De acordo com o presidente, os vereadores classificaram o lanche até então servido pelo legislativo como “um lixo”.

GALILEU

Também chamou a atenção a mensagem enviada ao Legislativo pelo prefeito Galileu Machado (MDB). A mensagem, lida pelo vereador Eduardo Print Júnior, líder do prefeito na Câmara, esmera-se em elogios aos vereadores, dispara algumas farpas aos opositores e garante que o município manteve os salários dos servidores municipais em dia. “Mesmo contra todos aqueles que anunciavam o caos em Divinópolis, o governo municipal, num esforço sem precedentes, contando com a boa capacidade da equipe técnica, enfrentamos o desafio de quitar mais de 50 milhões de reais de dívidas de administrações passadas e pagar a parte do estado que não chegou nos cofres dos municípios, além de manter em dia o pagamento da folha salarial e 13º salário dos servidores”, diz parte da mensagem.

Sobre os salários dos servidores, é bom lembrar que houve parcelamentos em datas pontuais a partir de 2018 e o nos dois últimos anos, o

13° salário foi pago com atraso, o que levou o Sintram às ruas para cobrar o pagamento da gratificação natalina aos servidores. Em 2019, o parcelamento dos vencimentos do funcionalismo público municipal ocorreu pelo segundo ano consecutivo, assim como o pagamento do 13º salário.

“É bom esclarecer ao servidor que a diretoria do sindicato teve que lutar muito nos últimos dois anos para conseguir o pagamento do salário no quinto dia útil e contra os parcelamentos que ocorreram em 2018 e 2019. Também tivemos que ir às ruas manifestar contra o atraso do 13º salário nos dois últimos anos. Sabemos das dificuldades do Executivo, mas ainda acreditamos que falta gestão. Um bom planejamento, com gastos conscientes dentro da capacidade do município, é a solução que nós esperamos e estamos prontos para contribuir no que depender do Sindicato, mas não aceitamos que haja prejuízos aos nossos servidores”, analisou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram