(37) 3216-8484  Avenida Getúlio Vargas 21 Centro, Divinópolis - MG
Compartilhe essa reportagem:

Desde ontem (06/11) os trabalhadores da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) – através do Sindicato da  classe , o Sindieletro – declararam greve da categoria.  Em Divinópolis, o movimento teve início às 7h, em frente à sede da empresa, localizada na Rua Itapecerica. Os trabalhadores reivindicam a preservação de direitos e se posicionam contra a privatização da estatal, que já vem sendo desenhada pelo governo do estado, Romeu Zema.  A medida promete precarizar às relações de trabalho e trazer prejuízos ao povo mineiro, já que um serviço essencial estará nas mãos do capital privado, que muitas vezes não honra a qualidade da prestação de serviços.

De acordo com Alair Araújo, coordenador da Regional Oeste do Sindieletro, a greve está acontecendo, praticamente, em todo o estado. “Hoje  estamos com uma reivindicação da classe trabalhadora, a nossa pauta foi entregue para a gestão da Cemig no dia 13 de agosto e a empresa somente chamou para negociar dois meses depois. A primeira reunião aconteceu no dia 03 de outubro e a Cemig já encerrou o diálogo,  já travou qualquer tipo de negociação e, infelizmente, a categoria não teve outro caminho que não fosse  a greve”, explicou o líder sindical.

O representante destaca que a pauta de reivindicação dos trabalhadores contém 17 itens,  que, praticamente, não trazem custo nenhum para a empresa, mas  a direção da empresa quer a retirada de direitos. “Ela garante o INPC o restante é retirada de direitos. Ela quer a implantação da reforma trabalhista no nosso acordo coletivo, seria a quitação plena, a redução do valor das horas extras. Hoje, a nossa hora extra é um pouco mais cara justamente porque foi a forma que encontramos para que a Cemig pudesse abrir concurso público, contratar novos trabalhadores, evitando que a  pressão para que os trabalhadores prolongassem sua jornada de trabalho”, explicou. Ele  denuncia ainda que há trabalhadores dentro da empresa autorizados a fazerem 12 horas de trabalho por pressão das gerências. “ Nós estamos assim em um processo que, infelizmente, é da destruição do acordo coletivo de trabalho do pessoal da Cemig”, disse.

PROTESTO

A greve também teve espaço para protesto contra a proposta de privatização da companhia. Com faixas, o sindicato destacou que a medida prejudica a população e quem irá pagar a conta é o cidadão com o encarecimento do serviço e a queda na qualidade.  “Infelizmente, estamos com um governo que não leva a sério as empresas públicas, principalmente a Cemig, Copasa, Gasmig, Codemig. São empresa que  trabalham para trazer o desenvolvimento do estado e o governo acha que são um entrave. Já houveram declarações diversas, em todos os cantos do estado, sobre essa questão. Ele  quer de todo jeito entregar a Cemig,  a Copasa, e essa posição faz a gente desconfiar que ele tem interesse nessas  privatizações, o interesse de adquirir alguma fatia, alguma coisa, porque não tem condição, é  um governo que desdenha o tempo inteiro da empresa”, declarou.

PRESSÃO

Alair denunciou também a pressão que os trabalhadores estão sendo submetidos para que aceitem o acordo que traz retrocessos para a categoria  e para a não adesão ao movimento grevista. “Ontem, companheiros, que estavam aqui na greve,  receberam ligações de dentro da empresa para que eles retornassem para o trabalho, é uma prática antissindical.  A pressão que a Cemig está fazendo lá dentro é muito velada, porque a direção está chegando, reunindo os trabalhadores, fazendo pressão para que aceitem a proposta com retirada de direitos. Ela está fazendo pressão para o trabalhador entrar e logo, em seguida, bater o ponto, porque se ele não bater o ponto as horas vão ser cortadas. Tivemos trabalhadores que ficaram 15 minutos aqui fora e foi cortado o tempo dele”, denunciou o dirigente.

Alair disse que o movimento em Divinópolis está sendo construído e que alguns trabalhadores  não estavam na porta da empresa durante o protesto, mas aderiram a greve ficando em casa, tanto os que trabalham na sede na rua Itapecerica como na Usina do Gafanhoto.  “O movimento continua, ontem nós iniciamos nossa greve, entramos na Justiça, no TRT, com o dissídio coletivo de trabalho, agora estamos aguardando o que a Justiça irá definir. Tem rumores que hoje poderia acontecer uma negociação, mas sabemos perfeitamente que a Cemig, assim como ela fez em outras reuniões anteriores, vai somente para enrolar e não apresenta nada. Ela  quer que o trabalhador e o sindicato aprovem uma proposta com retirada de direitos”, disse.

AGÊNCIAS

Questionado se as agências de atendimento estão fechadas ao público, Alair disse que não, pois muitas foram terceirizadas. “Elas estão funcionando, porque isso é um projeto que a Cemig executa, a longo prazo, de terceirização dessas  agências. Hoje, não tem trabalhador da Cemig nessas agências, são como uma franquia  e  se o dono não consegue bater a meta,  no  próximo contrato ele  não estará mais.  Antes a agência era aqui no prédio, agora está em um local privado e os consumidores ficam a mercê de um atendimento, que não é aquele atendimento que ele esperava, de ser atendido por um profissional  da Cemig. A rotatividade é muito grande, o salário são baixíssimos e os trabalhadores são totalmente explorados. O consumidor não pode ficar um tempo excessivo para tirar suas dúvidas a respeito de uma solicitação porque o atendente tem que despachar esse consumidor. O cidadão  não pode ficar mais que cinco, dez minutos na mesa do atendente”, criticou.

MOBILIZAÇÃO

Alair finalizou dizendo que os trabalhadores estão mobilizados e unidos e que realmente é difícil lutar contra um sistema totalmente desigual, mas o Sindieletro continuará firme para garantir o direito dos seus representados. “Com a aprovação da reforma trabalhista e agora com a reforma da previdência, o trabalhador se sente muito acuado, mas nós estamos dispostos a fazer essa luta contra a retirada de direitos, contra a implantação da reforma trabalhista em nosso acordo coletivo e também para poder fortalecer os trabalhadores contra todas essas retiradas de direito a nível nacional e estadual”, finalizou.

SINTRAM

O vice-presidente do Sintram, Wellington Silva, que também representa o sindicato no Movimento Unificado de Divinópolis,  lutando contra a privatização das estatais, esteve presente apoiando os trabalhadores da Companhia. “Nós, da diretoria do Sintram, temos o posicionamento sempre solidário aos companheiros de outras categorias e não é diferente com o pessoal da Cemig, do Sindeletro, que sempre foram nossos parceiros de luta. Com relação à privatização da Cemig, nós, da diretoria do Sintram, somos totalmente contra. Ao contrário que o governo sempre prega que a privatização vai favorecer à população, nós entendemos que é justamente o contrário, a privatização irá precarizar o serviço, a qualidade do serviço irá cair, além de encarecer”, disse.

REPRESSÃO

Wellington lamentou a postura da gerência da Cemig, unidade Divinópolis, visto que no momento do protesto haviam três viaturas da Polícia Militar, sendo que o movimento era totalmente pacífico e ordeiro, não havendo necessidade de tamanho aparato policial.  “Deparamos com um aparato policial, com três viaturas, que foram acionadas  pelos gerentes da unidade, segundo  informações dos companheiros do Sindieletro.  Lamentamos demais a forma como o gerente e o governo  vêem lidando com essa situação de greve, que é um de direito do trabalhador, do movimento sindical, de parar as atividades quando as coisas estão desfavoráveis para a  classe trabalhadora. Estamos vivendo um período tenebroso, onde o  diálogo ficou em segundo plano, agora a base é da repressão, de tentar intimidar, mas eles se enganam porque o movimento sindical nunca teve vida fácil, o sindicato foi moldado através da luta, da resistência e não será diferente agora”, frisou o líder sindical.

Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram


Compartilhe essa reportagem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judi bola online


sabung ayam online

yakin jp


Judi Bola


<

sabung ayam online


sabung ayam online


Judi Bola Online


news

news

news

news

news

update news

sabung ayam online

analisis akurat waktu terbaik starlight princess perkalian 1000x

anti rungkad taktik wild west gold modal receh 150 juta

kejutan pola scatter kombo majhong ways pecah 450 juta

heboh strategi putaran 7 scatter emas majhong ways 3

terbaru 2025 pola scatter hitam majhong black scatter 1 miliar

gempar jackpot terbesar kalimantan wild emas mahjong ways

auto kaya mendadak jam hoki starlight princess perkalian ajaib

shock modal 50 ribu jadi 720 juta trik 30 spin gold bonanza

rekor trik rahasia olympus 1000 meledak 1 2 miliar

tidak masuk akal pola 5 baris wild emas majhong black scatter

sensasi baru kemenangan spektakuler scatter kombo majhong ways 3

bocoran pola petir merah zeus 1000 paling gacor

eksklusif analisis jackpot 1 miliar gold bonanza spin cepat

jaminan wd jam gacor majhong ways 2 spin santai

menggila scatter normal vs wild pola baru menang 777 juta

kisah sukses ojol jackpot 250 juta

strategi kunci full house mahasiswa

kisah sukses phk sukses mahjong

viral irt gacor jam siang

trik deteksi wild minimarket

strategi turbo spin pengusaha

kisah sukses beli motor modal 50k

viral pensiunan guru 105 juta

trik jam gacor juru parkir

analisa bocoran algoritma full moon

teknik rtp puncak tertinggi

rahasia pola spin maxwin mahjong

trik manual blitz 99 persen

edukasi analisis simbol emas

panduan pahami volatilitas 5 menit

strategi perangkap buy spin

teknik rumus multiplier scatter

edukasi manajemen modal anti boncos

trik peta pola scatter jitu

filosofi keputusan cepat kerugian

kisah sukses pedagang sayur anti stres

psikologi rahasia fokus wild berantai

edukasi strategi game bisnis

psikologi jebakan emosi anti baper

gaya hidup mahjong tingkatkan fokus

psikologi win streak percaya diri

kisah sukses pelajar uang saku mandiri

kisah sukses tukang cukur punya studio

trik pemanasan jari akurat

gaya hidup ayah muda biaya popok

trik mahjong ways 4 satpam jackpot 300 juta

kisah sukses modal 20 ribu mahjong motor tunai

nenek jamu pola tidur siang mahjong 99 juta

analisis volatilitas mahjong ways waktu all in

5 kesalahan fatal multiplier emas mahjong

algoritma anti rungkad mahjong ways 3 jackpot

manajemen emosi anti baper maxwin mahjong

fakta hoax rumus rtp puncak mahjong ways

jam gacor mahjong ways ibu muda istirahat kerja

strategi hit and run mahjong ways taksi online

spin manual vs auto spin efek jackpot mahjong

peta lokasi wild mahjong ways anti boncos

pelajar drop out mahjong ways dana kuliah

pola turbo spin mahjong ways mirip resep rahasia

analisa kualitas server mahjong peluang maxwin

filosofi mahjong ways pelajaran ambil risiko bisnis

panduan anti kalah reset modal mahjong ways

trik pancingan multiplier emas mahjong free spin

petani sukses mahjong ways penghasilan sampingan 180 juta

membaca ritme jarak buy spin strategi cooldown mahjong

napoli vs inter milan analisis scudetto

mu vs brighton misi balas dendam

gladbach vs bayern munich analisis kane

chelsea vs sunderland bedah kekuatan

brest vs psg analisis kejutan h2h

barista lembur pola tiga mahjong ways 2 cuan 150 juta

montir strategi tap hold mahjong ways saldo melejit

kurir sprint spin 18 menit big win mahjong ways tanpa buy

admin gudang ritme mesin timing free spin mahjong ways 87 juta

penjahit metode benang tipis modal mikro mahjong ways anti rugi

nelayan petakan arus simbol baca wild mahjong ways 5 menit

teknisi ac diagram dingin panas deteksi server empuk mahjong ways

ojek pangkalan parkir berlapis hit rate mahjong ways stabil

mahasiswa magang u turn spin putar balik momentum mahjong ways

guru les malam skema 3 5 7 pola push mahjong ways

pedagang ikan gelombang multiplier profit mahjong ways sebelum drop

fotografer shutter pace sinkronisasi jari rtp mahjong ways

penata rias layer wild tumpuk simbol mahjong ways bonus berantai

penjaga toko indeks scatter baca frekuensi free spin mahjong ways

operator pabrik cooldown 9 12 jarak ideal buy mahjong ways 2

cleaning service sapu bersih reset modal multiplier mandek

desainer grafis grid tempo pola turbo pause mahjong ways

pedagang pulsa pulsa cadangan dana mini recovery mahjong ways

pekerja konstruksi balok rtp step up bet mahjong ways anti ambruk

penjual tanaman siram interval timing spin mahjong ways 4 jackpot

analisis pola gacor olympus x1000 mahasiswa maxwin ratusan juta

bocor scatter merah gatot kaca karyawan toko raup puluhan juta

kunci maxwin starlight princess strategi jam hoki pol maut

fenomena wild gold pola hoki buffalo king viral raih jackpot

stop boncos koi gate rtp live 98 persen anti rungkad

koki deteksi kombinasi bet mahjong ways anti zonk

security cek pola anti rungkad mahjong ways 2 server padat

sopir truk manajemen risiko saldo besar mahjong ways maxwin

konsultan pajak pola penggandaan profit mahjong ways 4

akuntan audit scatter deteksi akurat waktu free spin mahjong ways

tukang cukur teknik spin halus mahjong ways anti boncos

terapis pijat pola bet mahjong ways mengalirkan jackpot

pilot drone atur batas rugi mahjong ways aman

arsitek metode buy free spin mahjong ways 2 stabil modal

kasir baca pola simbol mahjong ways turbo spin

resepsionis transisi spin mahjong ways 4 manual ke auto

programmer kode pola binary ritme bet mahjong ways 3

pustakawan pilih jam hoki mahjong ways royal

sales timing tarik dana mahjong ways sebelum drop

montir kapal selam batas maksimal putaran mahjong ways 1