Dois meses após liberar uso de máscara, Carmo da Mata volta a obrigar o uso do equipamento

 

O prefeito de Carmo da Mata, José Carlos Lobato (PSD) voltou a tornar obrigatório o uso de máscara facial como uma das medidas de proteção contra a contaminação pela covid-19. A medida volta a ser adotada dois meses após o uso do equipamento de proteção facial ter sido liberado.

No dia 8 de abril, através do Decreto 2.733, o prefeito liberou o uso de máscaras em locais abertos e fechados, com exceção dos ambientes hospitalares. Entretanto, na semana passada novo decreto foi publicado revendo a decisão. Sob o argumento do aumento de casos de covid-19 no município, através do Decreto 2.794, assinado no dia 29 de junho, o uso da máscara em Carmo da Mata voltou a ser obrigatório em estabelecimentos e serviços de saúde, nas escolas das redes estadual e municipal de ensino e no transporte escolar.

O decreto também recomenda o uso de máscara por idosos, pessoas com comorbidades e público não vacinado em ambientes fechados e abertos com aglomeração. A higienização das mãos também continua recomendada. O decreto também orienta o distanciamento de um metro entre as pessoas em locais onde o atendimento exija filas. A princípio, o decreto tem validade até o dia 31 desse mês.

NÚMEROS

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, Carmo da Mata já tem 1.429 casos confirmados de covid-19 e 14 mortes desde o início da pandemia. Ainda segundo o boletim, dos 11.546 moradores da cidade, 10.445 já tomaram a primeira dose da vacina, ou seja, 90,46 da população. A segunda dose foi aplicada em 9.409 pessoas (81,49%) e a terceira dose já atingiu a um público de 6.494 pessoas (56,24%). Ainda segundo o boletim, 189 moradores da cidade receberam a dose única (1,63%).

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto:
O prefeito de Carmo da Mata, José Carlos Lobato, volto a decretar a obrigatoriedade da máscara em locais específicos (Foto: Reprodução/Facebook)