
A estação chuvosa está apenas começando em Divinópolis e as previsões indicam que as chuvas mais constantes devem começar somente depois da segunda quinzena desse mês. Entretanto, há possibilidades de temporais isolados, porém fortes, como ocorreu na sexta-feira (31/10) na cidade de Luz, que deixaram muito estrago pela cidade (ver reportagem).
De acordo com o Instituto Climatempo, a semana terá variações no tempo em Divinópolis, com as temperaturas permanecendo amenas até a quarta-feira. A previsão para esta terça-feira (4) indica que ainda pode chover forte, com o índice podendo chegar a 18,2 milímetros. O dia dever amanhecer com chuva, permanecendo assim até a noite.
Na quarta-feira, segundo a previsão, a chuva deve dar uma trégua, porém para sexta-feira deve voltar a chover com mais intensidade. Os maiores volumes estão previstos para sábado, podendo chegar a 15,2 milímetros. Na semana que vem não há previsão de chuva.
A média de chuva no mês de novembro em Divinópolis é de 221 milímetros para todo o mês. Nos primeiros três dias de novembro a cidade já recebeu 53 milímetros, 24% da média de todo o período.
PREVENÇÃO
A Secretaria Municipal de Operações e Serviços Urbanos (Semsur) já iniciou a prevenção para o período chuvoso. Na semana passada foi realizada uma ação de limpeza e desobstrução das principais passagens de água e córregos do município. “A iniciativa teve como objetivo prevenir alagamentos e garantir o escoamento adequado das águas pluviais”, explicou a Secretaria..
Na sexta-feira foram realizadas limpeza, retirada de entulho e desobstrução de manilhas, abrangendo os seguintes locais: Córrego Canavial, Córrego do Bagaço (Av. JK e bairro Serra Verde), Córrego do bairro Candelária, Córrego do bairro Belo Vale, Córrego do bairro Tietê, Córrego do bairro São Roque, Córrego da Rua Goiás, próximo às quadras, Córrego do bairro Maria Helena, Córrego dos bairros Dona Rosa / Santa Rosa, Córrego do Milho, Córrego 48 e Córrego Olhos D’Água. Durante a ação, as equipes da Semsur realizaram a remoção de resíduos, lixo, galhos e vegetação acumulada, além da desobstrução de manilhas e bocas de lobo.
De acordo com o secretário de Governo e de Operações e Serviços Urbanos, Matheus Tavares, a limpeza dos córregos é uma medida essencial para o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade e uma importante ação de prevenção. “Essas ações são fundamentais para evitar transtornos à população durante o período de chuvas intensas. Nosso objetivo é manter as redes de drenagem desobstruídas e preparadas para o volume de água que normalmente aumenta nessa época do ano. Além disso, é um trabalho que contribui diretamente para a preservação ambiental e para a saúde pública”, destacou o secretário.
Reportagem: Jotha Lee
Sintram Comunicação