Divinópolis permanece na Onda Amarela conforme Plano de Enfrentamento ao Coronavirus

O Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 reuniu-se na sexta-feira passada e havia a expectativa de que fosse concedida autorização para Divinópolis evoluir para a onda verde do Plano Minas Consciente.

Na reunião, o Comitê discutiu a queda na pontuação de classificação de risco que na Macrorregião Oeste de 14 para 12 pontos e, na microrregião que Divinópolis está inserida, os números do Minas Consciente caíram de 14 para 13. Diante dos números apresentados, o Comitê decidiu manter a cidade na onda amarela.

BOLETIM

O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) foi na sexta-feira (23) com o registro de mais duas mortes, sendo um dos óbitos e uma mulher de 48 anos. Divinópolis chegou a 559 mortes desde o início da pandemia e seis óbitos estão em investigação. Esses dados apresentam uma defasagem de três dias.

Já foram notificados 87.176 casos no município, dos quais 17.729 já foram confirmados. Os números indicam que 7,37% da população da cidade já foram contaminados.

De acordo com a Semusa, a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva para pacientes com a covid-19 é de 59,60% e no setor de enfermaria a taxa é de 36,42%, considerando saúde toda a rede de saúde da cidade. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, principal porta de atendimento de pacientes a covid-19 na cidade, está com ocupação de 40% dos leitos de UTI adulto. Na enfermaria, a ocupação é de 53,13%.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação: Sintram