Divinópolis abre cadastro de vacinação para pessoas com comorbidades acima de 45 anos

A Prefeitura de Divinópolis abriu nesta quinta-feira (13) o cadastro para vacinar o grupo de pessoas com comorbidades acima de 45 anos. A abertura é uma sequência do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As doses disponíveis para o público é a AstraZeneca.

O cadastro já está disponível no site da Prefeitura (www.divinopolis.mg.gov.br) ou no APP Divinópolis – Opção Vacinação Covid-19. O sistema de vacinação é o drive thru no local indicado no comprovante de cadastro.

Atualmente, dois postos de vacinação estão disponíveis, sendo um no Centro Administrativo e outro no Divinópolis Clube. No ato da vacinação é necessário ter os documentos de identidade com foto; comprovante de endereço; Carteira do SUS ou da Unidade de Saúde, Cartão de Vacina e Laudo ou Declaração médica comprovando a comorbidade (consultar Nota Técnica em anexo para mais esclarecimentos).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), as pessoas não podem ter recebido outra vacina nos últimos 14 dias e também não ter tido Covid-19 com sintomas nos últimos 30 dias. Outra situação é não estar com sintomas da doença.

“É de extrema necessidade, respeitar rigorosamente o horário marcado no comprovante de cadastramento e ter atenção com o local indicado. Chegar no horário recomendado é fundamental para evitar filas”, diz a Semusa.

DOENTES RENAIS

Nos dois últimos dias, a equipe de imunização da Secretaria de Saúde esteve no Setor de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD). Devido às características especiais dessa comorbidade, este grupo de pessoas não precisou fazer o cadastro para receber a vacina contra a Covid-19. A imunização foi feita no local e ocorreu nos três turnos da hemodiálise para pessoas que fazem esse tipo de tratamento.

As pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise e hemodiálise), maiores de 18 anos, fazem parte do grupo especial com comorbidades que podem receber a vacina.

Fonte: Diretoria de Comunicação/PMD