Diretoria do Sintram vai a Pains cobrar informações sobre o pagamento do rateio do Fundeb

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste (Sintram), Wellington Silva, e o diretor financeiro, Wantuil Alves, estiveram na última quinta-feira, 23, em Pains, para cobrar informações sobre o pagamento do rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os profissionais da educação básica da rede municipal de ensino.

Na Prefeitura de Pains, os diretores do Sintram também não foram recebidos

De acordo com o vice-presidente do Sintram, no dia 17 de dezembro, o Sindicato oficiou as prefeituras das 36 cidades, que tem como base de atuação, e solicitou informações sobre o percentual utilizado pelos municípios para custeio da Educação, porém não teve retorno da Prefeitura de Pains. Diante da falta de esclarecimentos, os representantes do Sintram estiveram na cidade em uma tentativa de dialogar com a administração municipal.

Segundo Wellington, foi solicitada uma reunião com a presidente do Conselho do Fundeb e diretora da Escola Municipal Professor João Batista Rodarte, Maria Madalena Rodrigues Silveira, porém a mesma não se encontrava no local.

“Nós conseguimos conversar com a presidente do Conselho do Fundeb por telefone e solicitamos cópia da prestação de contas feita da verba do Fundo, e ela nos informou, que a prestação havia sido feita com os membros do Conselho e representantes das escolas municipais, e que nós teríamos que protocolar um ofício na Prefeitura com esta solicitação”, detalha.

Medidas

Ainda conforme informou o vice-presidente do Sindicato, após o telefonema, ele e o diretor financeiro do Sintram, tentaram protocolar o documento na Prefeitura, porém o procurador do Município se recusou a recebê-lo. Segundo Wellington, após a recusa, o ofício foi protocolado na Secretaria Municipal de Educação.

“Queremos deixar claro que o Sintram tentou conversar com a administração municipal, porém a mesma se mantém fechada para o diálogo. A diretoria decidiu dar um prazo de 10 dias, para que o Município responda o primeiro ofício enviado, caso contrário nós iremos acionar o Ministério Público de Pains”, conclui.

Reportagem: Pollyanna Martins
Comunicação Sintram
Foto: Em Pains, o vice-presidente do Sintram, e o diretor Wantuil Alves, não foram recebidos pelas autoridades do município para discutir rateio do  Fundeb