Diretoria do Sintram pede responsabilidade dos gestores no retorno de servidores municipais ao atendimento presencial

Com o quadro de estabilidade apresentado pela pandemia do coronavirus na região Centro-Oeste de Minas, a grande maioria das prefeituras da base territorial do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) está retornando gradativamente com o atendimento presencial. Em Divinópolis, a maior cidade da região, o atendimento presencial foi retomado, porém com medidas protetivas importantes, entre elas o distanciamento social e distribuição dos servidores em dois turnos para evitar aglomerações. Ainda em Divinópolis, a Secretaria Municipal de Educação está retomando o trabalho presencial em sua sede e essa semana já foram convocados servidores de várias escolas da rede municipal.

Os demais municípios da base territorial do Sindicato também estão retornando gradativamente o atendimento presencial ao cidadão. De acordo com informações colhidas pela Assessoria de Comunicação do Sintram, em todos eles estão sendo oferecidas condições adequadas de segurança.

A presidente do Sindicato, Luciana Santos, diz que o retorno ao trabalho presencial é necessário, mas argumenta que isso tem que ser feito com responsabilidade. “As prefeituras precisam retomar suas metas administrativas e colocar as cidades funcionando adequadamente. O serviço público é imprescindível para o cidadão e o atraso provocado pela pandemia, que paralisou grande parte da atividade pública, precisa ser recuperado. Entendemos essa necessidade, mas é preciso que os nossos gestores façam isso com responsabilidade, com orientação técnica, para garantir a segurança do servidor que está na linha de frente de atendimento ao público”, afirma a presidente.

De acordo com o vice-presidente, Wellington Silva, o Sindicato acompanha atentamente o retorno ao trabalho e lembra que o servidor deve sempre denunciar caso as medidas de segurança não sejam adequadas. “Estamos acompanhando com muita atenção o retorno dos servidores à atividade presencial e se houver necessidade o sindicato vai interferir, pois não admitiremos que os nossos trabalhadores sejam expostos a situações de risco. Os servidores devem procurar o sindicato caso se sintam sob algum tipo de perigo, pois vamos dar total apoio em qualquer situação que não seja de absoluta segurança”, ponderou.

A presidente Luciana Santos destacou que o sindicato quer ser parceiro das prefeituras nessa volta ao trabalho. “Queremos ser parceiros dos municípios nesse retorno dos servidores às atividades presenciais. Queremos contribuir para que isso seja feito de forma segura e principalmente para que os trabalhadores tenham a confiança necessária para exercerem suas atividades. No período mais agudo da pandemia tivemos alguns problemas pontuais, mas a grande maioria dos prefeitos agiu com muita responsabilidade. Esperamos que isso prevaleça, pois a pandemia não acabou, o vírus continua circulando, portanto o retorno ao trabalho é necessário, mas é preciso que seja de forma consciente e com muita responsabilidade”,  finaliza Luciana Santos.

Servidor, para encaminhar denúncias ao sindicato, utilize o número: 37-98831-1392 (whatsApp) ou a nossa ouvidoria (https://sintramdiv.org/ouvidoria/)

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram