Diretoria do Sintram entrega reforma da sede, privilegiando acessibilidade e conforto para atendimento aos servidores

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) entregou na manhã desta sexta-feira (30) as obras de reforma da sede principal da instituição, localizada à Avenida Getúlio Vargas, em Divinópolis. O prédio foi adquirido em 2002, após 14 anos do Sintram ser transformado em entidade de primeiro grau no sistema sindical, que ocorreu em 7 de novembro de 1988. A primeira grande reforma planejada da sede definitiva do maior sindicato da região, ocorre 19 anos após a aquisição do prédio.

O vice-presidente, Wellington Silva, e a presidente Luciana Santos, acompanhados do servidor Cláudio Mendes, descerraram a placa de inauguração das obras e reforma da sede do maior sindicato de trabalhadores da região

Com cerca de cinco mil associados em 36 cidades da região, o Sintram vem passando por um processo de expansão nos últimos dois mandatos da presidente Luciana Santos. Nesse período, além da expansão das atividades na base e na prestação de serviços, foi entregue a subsede de Bom Despacho. Agora, no seu penúltimo ano de mandato, Luciana Santos, juntamente com os diretores da gestão 2019/2022, entrega a primeira grande reforma realizada na sede do sindicato.

As obras de reforma priorizaram a acessibilidade, com rampas e retirada de obstáculos, banheiros adaptados para portadores de deficiência e elevador, além da construção de mais três salas em área que estava subutilizada, onde passaram a funcionar a diretoria e secretaria geral.

AGRADECIMENTOS

A solenidade de entrega das obras de reforma ocorrida nesta sexta-feira (30) contou com um pequeno número de convidados para respeitar os protocolos de segurança e prevenção ao contágio da covid-19. O evento foi aberto pelo servidor Toni Ângelo, pastor voluntário na Igreja Batista da Lagoinha, que proferiu uma benção à nova sede. Em seguida, a presidente Luciana Santos se dirigiu aos convidados e lembrou que a obra foi feita sem gastos adicionais.

A presidente destacou que a reforma teve como principal objetivo garantir acessibilidade a todos os servidores e ampliação para oferecer melhores condições de trabalho e, como consequência, garantir ao associado todo o conforto e agilidade no atendimento. Luciana priorizou seu discurso a agradecer. “Quero agradecer à diretoria, ao Conselho Fiscal e aos nossos colaboradores. À diretoria, agradeço pelo apoio incondicional e pela inestimável ajuda e ao Conselho Fiscal que tanto contribuiu para chegarmos a esse resultado”, disse Luciana.

A presidente do Sintram disse que a obra é um marco divisor na história do sindicato e fez questão de agradecer aos servidores. “Sem eles, nada disso seria possível”, destacou Luciana Santos.

Lucilândia Monteiro, presidente do Conselho Fiscal e responsável pela coordenação da execução da obra, em rápidas palavras agradeceu a toda a diretoria, aos membros o Conselho Fiscal e a todos os funcionários do sindicato. “Me sinto muito privilegiada por trabalhar com todos vocês”, destacou.

O presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais (Feserv), Hely Aires, destacou o aprendizado que obteve trabalhando junto ao Sintram e disse que a renovação da sede é um marco na vida do sindicato. Já Geraldo Gonçalves, presidente a Nova Central Sindical de Minas Gerais, registrou a atuação do Sintram nos principais movimentos de Minas em defesa da classe trabalhadora e firmemente destacou a importância do servidor público. Sobre a nova sede, ele disse que o sonho estava sendo realizado. “Parabenizo a toda diretoria do Sintram, a todos que sonharam esse sonho que está sendo realizado hoje”, concluiu.

Geraldo Gonçalves, da Nova Central, e Heli Aires, da Feserv/MG

 

“ACOLHIDO”

O servidor Cláudio César Mendes, de maneira simples e direta, falou sobre a importância da obra realizada pelo sindicato. Cadeirante e servidor há 33 anos, Cláudio registrou sua felicidade em ter acesso a todos os andares do prédio do sindicato e a importância da colaboração de cada servidor associado, que foi o que tornou possível as obras. “Frequento aqui há 19 anos e pela primeira vez pude visitar todas as salas.Todas! Meu agradecimento a essa diretoria que teve essa sensibilidade. Sempre fui muito bem acolhido e fiquei muito feliz com essa conquista para todos os servidores”, destacou Cláudio, que citou ainda que o termo mais adequado não seria “inclusão”,  mas sim que a acessibilidade permite a “interação” entre todos e isso é um grande avanço para o funcionalismo.

O secretário geral da Câmara Municipal, Flávio Ramos, como representante dos servidores do Legislativo, destacou a importância da obra,  e com a autoridade do cargo que ocupa, o segundo na hierarquia da Câmara, fez questão de deixar um recado. “A Câmara trabalha na elaboração das leis, mas o sindicato tem esse papel de luta para efetivação dos direitos do trabalhador. Estamos à disposição do Sintram, principalmente agora, já que esse é um ano de muitas batalhas para o Sindicato”, afirmou.

A servidora aposentada, Lourdes Lopes, que durante 30 anos foi atuante na rede municipal de ensino, falou em nome dos inativos. Ela fez um rápido passeio pela história do Sintram, lembrando desde a aquisição da sede até o momento atual. Ela fez questão de registrar o empenho dos funcionários do Sintram e homenageou os profissionais do sistema municipal de saúde, que há quase dois anos se dedicam ao combate a pandemia do coronavírus. Lourdes Lopes aproveitou a ocasião e pediu sensibilidade ao prefeito Gleidson Azevedo (PSC), ao presidente da Câmara, Eduardo Print Júnior (PSDB) e ao superintendente do Diviprev, Agnaldo Ferreira Lage, para que concedam a revisão salarial aos servidores ativos e aposentados.

Os servidores da ativa foram representados por Adão Lopes de Macedo, lotado no pátio de obras da Prefeitura. Ele parabenizou a diretoria e se valeu da ocasião para dizer que se sentia orgulhoso e muito feliz em ser o representante da classe em um evento muito significativo.

Em nome dos funcionários do Sintram falou o advogado José Maria Marques que também destacou a importância da reforma. Segundo ele, o entendimento entre diretoria, colaboradores e servidores forma um tripé que torna o sindicato cada vez mais forte.

A solenidade, que contou com a presença de cerca de 30 pessoas, foi encerrada com o descerramento da placa de inauguração das reformas, feito pela presidente Luciana Santos, pelo vice-presidente Wellington Silva, e pelo servidor Cláudio Mendes.

A diretoria do Sintram convida a todos os servidores a conheceram as obras de reforma, ampliação e acessibilidade do Sintram. “Fizemos uma solenidade com poucas pessoas, mas esperamos que todos os servidores possam vir nos visitar e ver como ficaram as obras. É uma satisfação muito grande entregar um sindicato todo reformado e agora acessivel para o trabalhador municipal. E isso tudo só foi possível com a colaboração financeira de cada associado. Então nosso muito obrigado, essa conquista foi fruto da união de todos nós”, disse o vice-presidente, Wellington Silva.

Confira cobertura fotográfica no link: https://www.facebook.com/SintramCentroOeste/

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram