Diretoria do Sintram alerta servidores para a importância das eleições que indicarão os novos conselheiros do Diviprev

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, determinou a publicação na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial dos Municípios da Portaria 02/2022, que instituiu a Comissão Eleitoral Organizadora das eleições que vão indicar os novos conselheiros representantes dos servidores nos Conselhos Administrativo e Fiscal do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Divinópolis (Diviprev). Pela primeira vez não haverá a eleição para a Junta de Recursos, que foi extinta após a última reforma na legislação do Instituto que vigora desde o ano passado.

A última eleição para os Conselhos do Diviprev ocorreu em abril de 2019 e 1.700 servidores participaram da votação. Foram eleitos Darly Salvador, Silas Rodrigues e Marco Aurélio Gomes para o Conselho Administrativo e Anderson César, Bruno Camargos e Cássio Ferreira para o Conselho  Fiscal. Quarenta candidatos participaram da disputa.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, lembra aos servidores que os Conselhos do Diviprev são órgãos colegiados de importância fundamental para o Instituto, sendo eles os responsáveis por decisões que afetam diretamente a vida tanto de aposentados quanto dos trabalhadores ainda em atividade. “Os servidores devem estar conscientes de que todas as principais decisões envolvendo o Diviprev passam pelo crivo dos Conselhos. Importante salientar que alterações na legislação, aplicações financeiras, parcelamento de débitos, apenas para citar alguns exemplos, são decisões que precisam ser aprovadas pelos conselheiros antes de serem aplicadas pelo Instituto. Por isso é muito importante que a escolha do candidato seja feita com prudência e responsabilidade”, alerta a presidente.

Luciana Santos lembra, ainda,  que o servidor deve estar atento para votar em candidatos que tenham comprometimento com a categoria. “Os representantes dos servidores nos Conselhos devem estar comprometidos com a categoria. A gente tem acompanhado ao longo dos anos, que há conselheiros eleitos pelos servidores, mas na hora de votações importantes tomam decisões que acabam sendo danosas para a classe e que poderiam ser evitadas dentro da legalidade, sem prejuízos para o trabalhador. Por isso a importância dessa eleição, para que o servidor esteja bem representado em órgãos que estão diretamente ligados com o presente e o futuro funcional de cada um de nós, que somos servidores públicos do município”, finalizou a presidente.

A portaria publicada hoje é o passo inicial para as eleições que serão realizadas no dia 11 de abril. A partir de agora a Comissão começa a preparar todo o calendário envolvendo o pleito e as informações serão divulgadas no Portal do Sintram.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Em abril de 2019, a presidente do Sintram, Luciana Santos, comandou a apuração das eleições para os Conselhos do Diviprev (Foto: Acervo Sintram)