Diretor do Sintram vai à Câmara e propõe ampliar o diálogo entre Legislativo e Sindicato

O diretor jurídico do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Antônio Leonardo Rosa, usou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Divinópolis na sessão ordinária desta quinta-feira (1º/08). O objetivo foi aparar arestas envolvendo vereadores e dirigentes do sindicato, além de defender o diálogo com o intuito de manter uma relação amistosa entre o Legislativo e o sindicato.

Antônio Leonardo fez questão de deixar claro que o sindicato reconhece a autoridade do legislativo, porém não abre mão de suas convicções e sempre será intransigente na defesa dos direitos dos servidores municipais e dos interesses coletivos. “Desde que a atual Diretoria assumiu a gestão do Sintram, temos feito visitas periódicas a essa Casa, por entender ser esta a casa do povo e onde se buscam soluções para os problemas da cidade, já que aqui devem estar os representantes de todos os cidadãos, independente de credo, raça, sexo e, principalmente, de ideologia política”, disse ele em seu pronunciamento.

O diretor lembrou que as visitas feitas por diretores do Sintram à Câmara provocaram reações contrárias de alguns parlamentares, ocasionando constrangimentos desnecessários. “Nossas visitas a essa Casa, diante de alguns eventos constrangedores envolvendo alguns dos senhores vereadores e representantes de nossa entidade, nos parece causar um certo incômodo a alguns parlamentares. E definitivamente não é essa a nossa intenção”, esclareceu. “O que sempre viemos fazer aqui foi cumprir o papel do Sindicato, que é defender em primeiro lugar os interesses dos servidores que representamos, como também lutar por causas que afetam toda a comunidade”, acrescentou.

Antônio Leonardo pediu respeito do Legislativo à atividade sindical, acrescentando que o Sintram sempre buscou e defendeu o diálogo. “Aqui todos devem ser tratados com o respeito que o parlamento obrigatoriamente tem que ter com aqueles que representa. Além disso, sempre buscamos o diálogo, pois essa é a marca sindical, como também deve ser a marca do parlamento. Os embates acontecem, os confrontos de ideias são inevitáveis”, ponderou.

RESPEITO

O diretor do Sintram pediu que haja respeito entre as duas instituições, mas fez questão de lembrar que o sindicato sempre será intransigente quando os direitos dos servidores estiverem sob ameaça. “Esperamos sempre por parte dos senhores vereadores o tratamento respeitoso através do diálogo e que nossa voz não seja entendida como uma ameaça pessoal a esse ou aquele parlamentar, mas uma luta em favor de uma classe que faz essa cidade se mover. Seremos sempre intransigentes e nossa voz sempre será forte quando os direitos daqueles a quem representamos estiverem sob ameaça, mas sempre buscaremos o diálogo”, garantiu.

Ao finalizar seu pronunciamento, Antônio Leonardo pediu que haja uma relação amistosa entre o Sindicato e a Câmara Municipal. “O que queremos é ter uma relação amistosa com essa Casa e com cada um dos seus integrantes. Embora não concordando com o pensamento e as ações de todos, respeitamos a autoridade conferida a cada um dos nobres parlamentares. Mas para respeitar, também exigimos respeito e não admitiremos que nossa dignidade seja atacada, que nossa honra seja questionada”, concluiu.

O vice-presidente da Câmara, vereador Marcos Vinícius Alves da Silva (Pros), no exercício da presidência, cumprimentou o dirigente do Sintram por seu pronunciamento na Tribuna Livre e garantiu que o Legislativo não medirá esforços para dar sua contribuição nas demandas dos servidores municipais. Disse que a Câmara, como instituição, reconhece e valoriza o trabalho do Sintram. “A sua participação engrandece nossa reunião dessa tarde”, finalizou Marcos Vinícius.