22/04/2020 - 13h54
A presidente do Sintram, Luciana Santos, e o vice, Wellington Silva, estão hoje (22/04), em Lagoa da Prata, para verificar as condições de trabalho dos servidores municipais, que estão trabalhando na linha de frente da pandemia do Covid-19. A visita está sendo feita, atendendo pedido do Ministério Público, já que chegaram denúncias ao órgão que os servidores, que prestam atendimento em posto de saúde da cidade, estão sem nenhum tipo de equipamento de proteção.
Já no início da pandemia em 20 março, o Sintram enviou – para todas as Prefeitura da sua base de representação, inclusive Lagoa da Prata – ofício solicitando esclarecimentos sobre as medidas de medidas de prevenção a saúde dos trabalhadores municipais diante da Pandemia do Covid-19, citando a Nota Técnica 02/2020 do Ministério Público do Trabalho, de modo que a mesma fosse efetivada pelo poder público em sua integralidade. Além dos Epis, a nota recomenda o afastamento dos servidores do grupo de risco, fornecimento de lavatórios com água e sabão, sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade) a todos os servidores, em seus locais de trabalho, a flexibilidade de jornada aos demais trabalhadores não pertencentes ao grupo de risco (jornada reduzida, rodízio de funcionários, teletrabalho), no sentido de reduzir as aglomerações nos locais de trabalho, que favorece o contágio da doença.
Segundo o vice-presidente, Wellington Silva, as denúncias são gravíssimas e o sindicato irá verificar in loco a situação nesta quarta-feira. “Estamos hoje em Lagoa da Prata nesta missão importante, que é verificar as condições de trabalho de nossos servidores. Vamos visitar todos os locais de atendimento à população, que tenham servidores municipais trabalhando e levar esse levantamento ao Ministério Público para que o município possa ser acionado para tomar as medidas que assegurem a saúde de nossos trabalhadores, além de ser responsabilizado por expor os servidores em condições indignas de trabalho “, explicou Wellington.
Reportagem: Flávia Brandão
Comunicação Sintram