Decreto mantém aulas presenciais suspensas em Carmo do Cajuru sem previsão de retorno

O prefeito Edson Vilela (PSB), reeleito para o próximo mandato, assinou o decreto 1.469/2020, através do qual mantém as aulas presenciais suspensas na rede pública do município, sem previsão de retorno. Embora a cidade esteja dentro das normas estabelecidas pelo Estado, que permitem o retorno das aulas presenciais, Vilela considerou prudente não seguir a orientação. No decreto, o prefeito afirma que “a prudência determina que o retorno das aulas seja relegado a momento adequado, de modo a não colapsar nosso sistema de saúde”. De acordo com o decreto, não há previsão de retorno das aulas presenciais em toda a rede pública da cidade.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Carmo do Cajuru indica que são 130 casos de covid-19 confirmados no município, que já registrou seis mortes provocadas pela pandemia.

BASE

Em todas as cidades da base territorial do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), as aulas presenciais permanecem suspensas. Essa foi a recomendação do Sindicato, por entender que o vírus continua circulando e o retorno das aulas presenciais seria um fator de risco, já que essa medida inevitavelmente vai aumentar a circulação de pessoas, provocar aglomerações e expor profissionais da educação, muitos deles incluídos no grupo de risco.

A presidente do Sintram, Luciana Santos, afirmou que houve sensatez nas decisões adotadas pelas prefeituras. “O Sindicato continua defendendo a manutenção da suspensão das aulas presenciais. Sabemos que isso trará prejuízos para as Prefeituras e especialmente para os estudantes, mas a prioridade do momento é a saúde, a proteção de todos que trabalham na área educacional. Mesmo que haja protocolos rigorosos de proteção, retomar as aulas presenciais seria um risco comprometedor para a vida das pessoas e até mesmo para o sistema pública de saúde, que sabemos ser deficiente por razões já conhecidas de todos, inclusive dos próprios gestores, que estão vivendo o dia a dia de suas cidades”, ponderou a presidente.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram