Curso de Formação Sindical prepara nova diretoria do Sintram para desempenho das funções

 

“A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, disse que o curso foi uma iniciativa pioneira, para melhor preparar os novos diretores que começam sua luta sindical”

 

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), embora já estivesse trabalhando nos bastidores no período de transição, começa efetivamente a desempenhar suas funções na prática a partir desta segunda-feira (7). Da antiga diretoria, permaneceu a presidente Luciana Santos, reeleita para o segundo mandato. Os 29 diretores restantes, incluindo os suplentes e membros do Conselho Fiscal, são estreantes na direção do Sintram.

Numa iniciativa pioneira, que teve o total apoio da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de Minas Gerais (NCST-MG), antes de assumir na prática suas funções, os novos diretores passaram por um curso de formação sindical, ocorrido na semana passada. “O curso teve como objetivo deixar nossos diretores preparados para desempenhar suas funções da melhor forma possível, pois vontade de trabalhar não falta a nenhum deles. Com o curso, que abordou os principais temas da vida sindical, certamente todos já iniciarão suas funções sabendo aquilo que deve ser feito e até das dificuldades que teremos pela frente. Foi uma inovação que certamente nos trouxe muitos benefícios”, analisou a presidente Luciana Santos.

O curso foi ministrado pelo presidente da NCSTMG, Geraldo Gonçalves Filho, que durante dois dias debateu temas importantes e apresentou aos novos diretores o modelo de atuação sindical, além de destacar um histórico da luta sindical ao longo dos anos. O curso analisou a reforma trabalhista e ainda abordou os desafios e o novo rumo do movimento sindical.

“Eu penso que o curso trouxe muitas influências, principalmente sobre o perfil de um dirigente sindical. A gente procurou focar desde o movimento sindical na Europa antiga, até o momento atual. Falamos dos problemas e desafios e a partir daí a gente procurou mostrar da necessidade de qualificação permanente, da atualização do conhecimento e da habilidade política, para desenvolver a função de dirigente sindical. E isso foi colocado de forma tranquila, didática, e teve um retorno muito bom, porque houve um debate e a oportunidade de compartilhamento com todos os novos dirigentes do Sintram, e assim sendo, eu penso que a contribuição foi efetiva”

GERALDO GONÇALVES FILHOPresidente da Nova Central