Crescimento médio do número de aposentados do Diviprev é de 10% ao ano

 

Um levantamento feito pelo Portal do Sintram, com base nos últimos relatórios publicados pelo Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Divinópolis (Diviprev) concluiu que o crescimento do número de segurados cresce, em média, 10% ao ano. Os últimos dados oficiais disponibilizados pelo Instituto mostram que em março desse ano eram pagos benefícios a 1.654 aposentados e 194 pensionistas, totalizando 1.848 inativos. Em janeiro de 2021, o número de inativos era de 1.695. Nos três primeiros meses desse ano foram concedidas 31 novas aposentadorias e três pensões.

BASE CADASTRAL

Em dezembro do ano passado, o Instituto Brasilis Consultoria, contratado pelo Diviprev para realizar anualmente a avaliação atuarial do Instituto, chegou a algumas conclusões preocupantes. De acordo com o relatório, para cada R$ 100 de obrigações, o Diviprev possui apenas R$ 24,64 de capital.

O relatório chama a atenção para as divergências de dados encontradas na base cadastral do Instituto. “Recomenda-se, no intuito de aprimorar e tornar mais próximo da realidade os valores das reservas matemáticas, que se promova a adoção permanente de atualização da base cadastral, evitando-se as divergências de dados e informações constatadas nesse trabalho”, diz o relatório da Brasilis Consultoria.

Ainda segundo o relatório, as informações da base cadastral do Diviprev “não corresponderam a efetiva realidade dos fatos em alguns casos (…). Por conta disso, os resultados apresentaram inconsistências e evidências de que a base cadastral está em parte inadequada ou desatualizada, e consequentemente, poderá refletir no resultado atuarial do período tanto favoravelmente quanto desfavoravelmente. Até a competência outubro deste ano [2021], essas divergências geraram um impacto negativo no resultado atuarial do período”, acrescenta a Brasilis Consultoria.

Clique aqui e leia a íntegra do relatório atuarial realizado pela Brasilis Consultoria

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram