Covid-19: Prefeitura de Bom Despacho realiza testes com todos os profissionais da Saúde

A Prefeitura de Bom Despacho iniciou a testagem de todos os profissionais da saúde municipal para o Covid-19 (Novo Coronavírus) na última sexta-feira (3).  De acordo informações, a ação vai até hoje (06) com objetivo de preservar a saúde dos profissionais e evitar a transmissão da doença. A diretoria do Sintram destacou a importância da iniciativa.

Ainda de acordo  com informações do portal da Prefeitura de Bom Despacho, a primeira vítima do Covid no município foi registrada ontem (05), por volta das 18h. A vítima foi um senhor de 63 anos, portador de várias comorbidades, que estava internado desde o dia 28 de junho na UTI da Santa Casa de BD. Ainda de acordo com dados disponíveis no site da Prefeitura, até o momento o município tem 539 notificações, sendo que 84 casos foram confirmados, 340 suspeitos e 115 descartados.  Dos casos confirmados, 61 se recuperaram, 20 estão em isolamento domiciliar e 2 estão hospitalizados.

Desde o início da pandemia no Centro-Oeste de Minas Gerais, a diretoria do Sintram vem atuando para defender a saúde dos servidores municipais. Neste sentido, o sindicato oficiou as 36 cidades da sua base de representação,  citando a Nota Técnica Conjunta nº02/2020, emitida em data  de 13 de março,  pelo Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Geral do Trabalho, pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho – CODEMAT e pela Coordenadoria Nacional de Combate às irregularidades trabalhistas na Administração Pública – CONAP, pedindo aos prefeitos providências para preservação a saúde dos servidores.

Foi solicitado pelo sindicato:  afastamento de todos os servidores do grupo de risco à doença (gestantes,   servidores com 60 anos ou mais; imunocomprometidos, em tratamento oncológico, etc); fornecimento de lavatórios com água e sabão, sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade); flexibilidade de jornada aos demais trabalhadores não pertencentes ao grupo de risco (jornada reduzida, rodízio de funcionários, teletrabalho); e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – Epis a todos os servidores.

Além de oficiar todas as administrações, o sindicato está ajuizando uma série de ações para pleitear o pagamento  do grau máximo de insalubridade, ou seja,  40%, para todos os trabalhadores da linha de frente da pandemia, durante todo o período que perdurar a crise sanitária.  Bom Despacho foi uma das cidades, que o sindicato ajuizou ação.

Testagem

A diretoria do Sindicato avalia como muito positiva a iniciativa da Prefeitura de Bom Despacho de promover a testagem de todos os profissionais da saúde, e destaca que essa ação deveria ser implementada pelos demais municípios da região. “Parabenizamos à Prefeitura de Bom Despacho pela iniciativa, os servidores da saúde lidam diariamente com o risco de contaminação e o teste traz essa segurança para esses profissionais desempenharem suas funções e para a própria população. Sabemos das dificuldades no enfrentamento da pandemia e o risco que nossos profissionais são submetidos diariamente, já que é uma doença que não tem tratamento, nem vacina comprovados, mas medidas como essa devem ser seguidas e priorizadas pelas gestões municipais, pois sabemos que a testagem é meio eficaz para conter a proliferação da doença, conforme recomendado pela OMS”, declarou a presidente do Sintram, Luciana Santos.