Coronavírus provoca corrida às farmácias de Divinópolis; cidade registrou primeiro caso confirmado em Minas e outros quatro estão sendo investigados

A confirmação do primeiro caso de contágio pelo coronavírus de paciente de Minas Gerais mobiliza autoridades sanitárias e deixa em alerta a população, especialmente em Divinópolis, município onde mora a mulher com teste positivo para o COVID-19. Outras quatro pessoas com quadros suspeitos estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A comprovação do primeiro diagnóstico em território mineiro gerou reações também em Belo Horizonte, por onde a paciente passou voltando de viagem à Itália. A prefeitura da capital recomenda que pessoas que tiveram contato com a moradora de Divinópolis procurem uma unidade de saúde caso apresentem algum sintoma respiratório.

CONTÁGIO

Em entrevista coletiva ontem, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Janice Soares, disse que não há como evitar a transmissão local do vírus após a confirmação positiva do primeiro caso na cidade. Ela destacou que a população não precisa entrar em pânico, porém alertou que é necessário manter em alerta, já que agora o vírus está circulando na cidade.

A confirmação do primeiro caso de coronavirus na cidade provocou uma corrida às farmácias da cidade em busca da máscara cirúrgica e pelo álcool gel. De acordo com o Portal Gerais a procura por máscaras cirúrgicas descartáveis teve um aumento estrondoso em Divinópolis. Desde o início do ano, até esta segunda-feira (09), um dia após a primeira confirmação de coronavírus na cidade, as vendas do produto cresceram em até 500% em algumas farmácias da cidade. O Portal destaque ainda, que outro produto em evidência, o álcool em gel, teve crescimento de até 300% nas vendas.

o site Divinews destacou que já faltam máscaras nas drogarias e farmácias de Divinópolis. Ainda segundo o Divinews, pelo excesso de procura, o álcool gel já teve o preço majorado.

Ainda de acordo com o site Divinews, um grupo de 12 divinopolitanos que participou de uma excursão católica à Itália e desembarcou no Brasil na última segunda-feira será monitorado pela Semusa.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram