Conferência define 225 metas para o Plano Municipal de Educação, entre elas erradicação do analfabetismo e valorização do servidor

Se o Plano Municipal de Educação de Divinópolis for cumprido, os servidores municipais da educação poderão esperar uma política de valorização da categoria, aliada a uma estratégia de erradicação do analfabetismo na cidade nos próximos anos. Essas foram as duas metas mais ambiciosas aprovadas durante a realização da Conferência Municipal de Educação realizada na semana passada. A Conferência Municipal é o evento preparatório para a IV Conferência Nacional de Educação (Conae), que se realiza a cada quatro anos nos municípios. A Conae deve ser precedida pelas conferências municipal, regional e estadual.

O presidente do Conselho Municipal de Educação, Rodrigo Rodrigues, destacou a importância da Conferência Nacional. “A Conae busca a preservação da qualidade social da educação e a construção da política nacional de educação e marcos regulatórios dentro da perspectiva da inclusão, equidade e diversidade. A etapa municipal pode acompanhar as metas que foram traçadas de 2014 em diante e pensar aonde desejamos chegar nos próximos anos”, explicou Rodrigues.

O Plano Municipal de Educação (PME) apresenta as metas, os objetivos alcançados e o que mais se necessita fazer para garantir o cumprimento do Plano Estadual de Educação (PEE). Seu objetivo é fortalecer a educação no município e planejar ações. O Plano Municipal possui 225 metas e estratégias de acordo com as modalidades de educação ‒ especial, infantil, profissional e tecnológica, superior, de jovens e adultos, prisional e no campo ‒ e inclui a formação continuada e valorização dos educadores.

As metas estabelecidas no PME devem garantir educação de qualidade, assegurar a universalização do ensino, ampliar oportunidades educacionais, reduzir as desigualdades e valorizar os profissionais da educação.

As metas também relatam previsões de cumprimento para temas educativos relevantes como erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental, da educação infantil e da educação inclusiva, valorização dos profissionais de educação e fortalecimento da gestão democrática na educação.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Fotos: Diretoria de Comunicação/PMD