Chuva diminui intensidade e volume de água do Itapecerica cai de sete metros para 6,35m

A redução da intensidade da chuva verificada nas últimas 24 horas já causou efeitos positivos em Divinópolis. O nível do Rio Itapecerica baixou 65 cm e a estação de tratamento da Copasa, que estava ameaçada, continua em operação, garantindo o abastecimento da cidade. Durante a noite a chuva foi fina e, embora tenha sido contínua em vários pontos da cidade, não causou nenhum dano significativo como ocorreu no final de semana. As 7h da manhã desta terça-feira (11) a chuva parou e não voltou até o início da tarde. Apesar da melhora das condições do tempo, a cidade segue em alerta vermelho, já que ainda há previsão de muita chuva até quinta-feira.

De acordo com a Defesa Civil, o volume de água do Rio Itapecerica, na medição feita as 6h50 desta terça-feira, está 6,35 metros acima do leito normal. Isso significa uma baixa de 65 centímetros em relação a ontem, segunda-feira, quando a medição registrou 7 metros. Ainda segundo a Defesa Civil, de 1º a 10 de janeiro choveu 405 mm em Divinópolis. O Instituto Climatempo prevê 48 mm de chuva para Divinópolis até quinta-feira. Na sexta, pelo Climatempo não chove na cidade e, no sábado, a previsão é de chuva de 15 mm. Pela previsão do Instituto, na semana que vem não haverá chuva na cidade.

Apesar da trégua, a cidade agora enfrenta os transtornos deixados pela chuva intensa e contínua dos últimos dias. A Prefeitura terá pela frente um longo trabalho de reconstrução de pontes danificadas na zona rural, além de estradas que precisam ser desbloqueadas. Na zona urbana, várias linhas do transporte coletivo continuam operando com rotas alteradas, em razão da interdição de ruas. Obras estruturais precisam ser realizadas em caráter emergencial, principalmente os principais corredores de trânsito em vários bairros, onde as ruas sofreram grandes danos.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: O nível do Rio Itapecerica começa a baixar (Crédito: Jotha Lee)