Centro de Referência em Saúde do Trabalhador reúne servidoras municipais que enfrentaram o câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em Divinópolis, a campanha do Outubro Rosa tem a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Administração, Orçamento e Informação (Semad) e do Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst). As atividades estão sendo desenvolvidas desde o início do mês e serão encerradas no dia 28 (ver programação completa).

As servidoras Graziela Amaral e Jussara Alves veneram o câncer de mama

Dentro da programação estabelecida, nesta terça-feira (5), o Creest reuniu 12 servidoras municipais que estão em tratamento ou que já venceram o câncer de Mama. A enfermeira do trabalho e coordenadora do Cresst, Inara Aparecida Faria Tavares, chamou o encontro de uma “roda de conversa” entre essas mulheres que conseguiram vencer a batalha contra o câncer. Ela destacou a importância desses encontros como parte da programação do Outubro Rosa, como também fez questão de registrar a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram). “Esse encontro é mais um momento de lazer, mas se reveste de grande importância por mostrar que é possível vencer o câncer de mama”, afirmou. Sobre a participação do Sindicato, Inara disse que “o Sintram tem sido um parceiro de longa data muito importante”.

AUTOEXAME

O encontro realizado pelo Cresst reafirmou a importância do autoexame para a detecção precoce do câncer de mama, o que torna o tratamento menos penoso e com menor risco. A maioria das servidoras presentes descobriu o câncer pelo autoexame, como relatou Graziela Alves, servidora pública lotada na Semusa. “Descobri o câncer em abril do ano passado e fui com a força de uma leoa e paciência de Jó em busca do tratamento”, conta ela, que já está na fase final de recuperação.

A servidora Lezir Amaral também venceu o câncer de mama

Já Jussara Amaral, lotada no Serviço de Atenção Especializada (SAE), da Semusa, já está recuperada há quase um ano. Entretanto, ela conta que descobriu o câncer em um dos momentos mais difíceis da sua vida. Lotada no serviço de urgência e emergência da UPA 24h, Jussara descobriu o câncer no final de 2019, pouco depois que os servidores municipais foram retirados da Unidade de Pronto Atendimento pelo então prefeito Galileu Machado, como parte da terceirização da unidade, que foi entregue ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social. “Minha vida era aquilo ali, sempre trabalhei na urgência e emergência. Quando descobri a doença, já estava abalada emocionalmente pela forma como fomos retirados da UPA. Mas com muita fé hoje estou curada e feliz no meu novo local de trabalho”, relatou.

Lezir Amaral é outra servidora que venceu o câncer de mama. Lotada no Cemei Santa Teresa, Lezir conta que a descoberta veio através do autoexame. Hoje, já recuperada, ela recomenda que as mulheres nunca deixem de fazer o autoexame. “É muito importante fazer o autoexame, pois nem sempre temos acesso a uma mamografia”, afirma.

Além do Sintram, o evento de ontem teve ainda a parceria da Escola de Música e Ane, da Mary Kay, que cuidou da maquiagem das servidoras. O próximo evento promovido pelo Cresst está marcado para o dia 14, que também contará com a parceria do Sintram.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram