Abandonado nos últimos 20 anos pelo governo municipal, o Centro de Artes, localizado na Praça Bendito Valadares (Praça do Santuário) está sendo revitalizado. O espaço, que já abrigou importantes eventos culturais da cidade, foi totalmente depredado e simplesmente abandonado pelo poder público da cidade. Somente agora o Centro de Artes está sendo recuperado, após o espaço ter sido adotado por um grupo de artesãos que utiliza a Praça do Santuário para a venda de seus produtos.
Nesta quinta-feira, houve mais um passo para a recuperação do espaço, com a instalação de grades para proteção ao acesso no Centro de Artes. A intervenção, segundo a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, foi possível através da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e a Associação “Entre Amigos”, responsáveis por pagar os custos de produção do material.
Para preservar as características do local, o arquiteto responsável pelo projeto da Praça do Santuário, o ex-prefeito Aristides Salgado, foi convidado para desenhar as grades, que permanecerão por tempo indeterminado.
O Secretário Municipal da Cultura, Gustavo Mendes, explicou que a medida se fez necessária devido ao aumento da depredação e vandalismo. “O Centro de Artes já foi um local que recebeu muitas manifestações artísticas e esperamos conseguir retomar as atividades no local. Essa é a primeira medida para resguardar a segurança e evitar que destruam o patrimônio público. A associação vem promovendo diversos eventos para bancar os custos dessas intervenções. Esperamos que a população colabore com essa medida”, explica Gustavo.
Neste fim de semana o Centro de Artes receberá algumas apresentações da 1ª Virada Cultural de Divinópolis.
Reportagem: Jotha Lee
Com informações da Diretoria de Comunicação