Bom Despacho: Sintram ajuíza ação cobrando pagamento de insalubridade para servidores da linha de frente da pandemia

Sintram está atuando também na análise do projeto do Executivo que altera alíquota previdenciária do BDPrev

A diretoria do Sintram ajuizou mais uma ação contra município da base de representação do sindicato , agora  Bom Despacho,  pleiteando o grau máximo de insalubridade, ou seja,  40%,  para todos os servidores, que estão atuando na linha de frente da pandemia do Covid-19 (Novo Coronavírus).  A medida visa buscar o reconhecimento do direito dos trabalhadores, que estão sendo expostos diariamente ao risco  de contaminação pelo vírus, que ainda não tem medicamento e vacina efetivos e comprovados para o seu combate.

Além dessa cobrança para o pagamento da insalubridade, desde o início da pandemia, a diretoria do Sintram tem lutado para exigir das administrações municipais condições seguras e dignas de trabalho aos servidores das 36 cidades da base de representação. Neste sentido, em março, a diretoria do Sintram, através de ofício, solicitou a todas as administrações municipais, inclusive a Prefeitura de Bom Despacho,  o fornecimento de Epis e lavatórios com água e sabão sanitizantes (álcool 70% ou outros adequados à atividade), o afastamento dos servidores do grupo de risco à doença (gestantes,  servidores com 60 anos ou mais; imunocomprometidos, em tratamento oncológico, etc), e ainda a flexibilização de jornadas de trabalho (jornada reduzida, rodízio de funcionários, teletrabalho) para os demais servidores, no sentido de evitar as aglomerações nos locais de trabalho.

O sindicato enviou, juntamente aos ofícios, Nota Técnica Conjunta nº02/2020 emitida, em data de 13 de março,  pelo Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Geral do Trabalho, pela Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho – CODEMAT e pela Coordenadoria Nacional de Combate às irregularidades trabalhistas na Administração Pública – CONAP, a qual recomenda tais ações, por parte dos gestores, para preservação da saúde dos servidores, nesta situação de pandemia. Além disso, a diretoria alertou a todos os servidores, que denunciassem ao Sindicato as administrações que não estavam cumprindo com essa obrigação de garantir condições seguras de trabalho.

Os servidores interessados poderão acompanhar a tramitação do processo pelo número 5001518-74.2020.8.13.0074, através da consulta pública disponível no link: https://pje.tjmg.jus.br/pje/ConsultaPublica/listView.seam

BDPrev
Além da ação judicial para pleitear o grau máximo de insalubridade, outra linha de trabalho do Sintram, que está em andamento em Bom Despacho, é relativa a tramitação do Projeto de Lei, que está na Câmara Municipal, de autoria do Executivo,  e tem como foco o aumento da alíquota previdenciária do Instituto de Previdência dos Servidores de Bom Despacho – BDPREV.

No texto,  a gestão municipal  propõe a alíquota de 14% e cita que a medida é necessária em adequação à Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência), sendo que o novo percentual impactará sobre a remuneração dos servidores da ativa e sobre os proventos e aposentadorias, que excedam o teto máximo do RGPS atualmente em R$6.101,06.

No último dia (01/07), a diretoria do sindicato enviou oficio à presidente do BD Prev, Claret Aparecida Teixeira, solicitando apresentação de alguns documentos e questionando algumas situações para aprofundar a análise do sindicato. Foi solicitado os seguintes pontos: 1) Cálculo Atuarial de 2019; 2) A base de cálculo foi feita em cima de 11%?;  3) O valor recebido do Instituto da Contribuição dos servidores fevereiro de 2020; 3) Valores que os servidores pagam hoje de alíquotas. “Essa solicitação se faz necessária para que o Sintram tenha conhecimento e também participe das discussões essenciais em prol dos servidores desse município, o qual é representado por este sindicato”, disse a presidente Luciana Santos, em ofício direcionado à autarquia.

Posicionamento

Diretor de Planejamento: Vantuil Aparecido Alves
Diretor de Planejamento: Vantuil Aparecido Alves

O diretor de planejamento, Vantuil Alves, que coordena a atuação do sindicato na cidade,  disse que a diretoria espera o breve retorno do Instituto para que a análise sobre o projeto possa ser aprofundada. O líder sindical disse que entrará também em contato com vereadores para que seja dada ciência ao sindicato, sobre as reuniões, que tenham como pauta o projeto, para que assim a diretoria do Sintram possa estar presente, participando de todos os debates, junto aos vereadores e conselheiros do instituto. “Como já frisamos temos ciência que essas alterações de alíquotas estão atingindo todos os institutos de Previdência, que são deficitários, por força de legislação federal, no caso a Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência), no entanto, é preciso analisar com cuidado cada município para que possamos alcançar propostas equilibradas, que preservem os servidores e ao mesmo tempo mantenham a sustentabilidade financeira do instituto, que representa o futuro, a segurança financeira de todos os trabalhadores municipais ”, declarou.