Bom Despacho entra em estado de calamidade pública e de emergência simultaneamente

A partir desta sexta-feira (7) o município de Bom Despacho entra em dois estados de emergência e um de calamidade pública simultaneamente. A cidade foi fortemente atingida por chuvas torrenciais, ao mesmo tempo em que registra um surto da gripe Influenza (H1N1, H3N2). Os decretos que oficializam a situação de emergência e de calamidade no município foram publicados na edição desta sexta-feira (7) no Diário Oficial Municipal.

Através do decreto 9.278, o prefeito Bertolino da Costa Neto (Avante) declarou situação de emergência “em virtude do desastre causado pelas fortes e constantes chuvas com ocorrência no Município”. As chuvas na cidade danificaram residências, prédios públicos e ruas. O decreto autoriza. Segundo a Prefeitura, as chuvas já causaram danos consideráveis em vias públicas urbanas e rurais, deslizamentos de encostas, riscos de desabamentos e inundações, gerando prejuízos materiais e “riscos de danos humanos causados pelo fenômeno”.

O decreto diz que são necessárias medidas emergenciais e ações com finalidade de “preservar a vida das pessoas com integridade física ameaçada em decorrência das fortes chuvas”.

A situação tende a se agravar uma vez que a previsão índica muita chuva para Bom Despacho nos próximos dias. Segundo o Instituto Climatempo, para esta sexta-feira são previstos 80 mm de chuva. Para amanhã, sábado (8) são esperados 70 mm e, para domingo (9) a previsão indica 27 mm. De acordo com a previsão, a chuva em Bom Despacho continua na semana que vem com índices entre 25 e 46 mm e somente no dia 15 ocorrerá uma trégua que deve durar uma semana.

GRIPE

Já o decreto 9.280 declara situação de emergência no município de Bom Despacho em função do surto causado pelo vírus influenza H1N1 e H3N2. O decreto salienta que há “necessidade de definir imediatamente um conjunto de estratégias para o enfrentamento da Doença Respiratória Aguda Grave em decorrência dos vírus H1N1 e H3N2, pautadas em medidas de contenção ao seu avanço e proteção à população” Ainda segundo o decreto, o município está em “situação anormal, provocada pela circulação do vírus e diante da possibilidade de contaminação conjunta de H1N1, H3N2 e Covid-19, principalmente em função da variante Ômicron”.

Para o prefeito Bertolino Neto, que é médico, essa situação ”exige comprometimento da capacidade de resposta do poder público”.

Diante do atual quadro, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Despacho ampliou o atendimento para doenças respiratórias. Desde a última terça-feira (4) entraram em funcionamento quatro unidades para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Segundo a pasta, “o objetivo é ampliar a capacidade de atendimento destes pacientes com a possibilidade de nova onda de Covid-19, a variante ômicron, e com gripe influenza”.

“Por orientação do Ministério da Saúde, a fim de evitar a proliferação dos vírus, o atendimento do paciente sintomático respiratório deve acontecer separadamente. A Unidade de Atendimento do Bairro Aeroporto está atendendo a demanda com reforço médico desde o dia 29”, afirmou a subsecretária de Saúde, Tamara Bicalho.

CALAMIDADE PÚBLICA

Pelo decreto 9.279, o prefeito Bertolino Neto prorrogou até o dia 30 de junho o prazo de vigência do estado de calamidade pública decretado em julho do ano passado em decorrência da pandemia do coronavirus. O último boletim indica que 6.190 casos de covid-19 já foram confirmados no município e 125 pessoas já morreram no município em decorrência da doença.

Reportagem: Jotha Lee
Comunicação Sintram
Foto: Prefeitura de Bom Despacho reforça atendimento na Unidade de Saúde do Bairro Aeroporto (Crédito: Prefeitura de BD)